Projeto de Lasier pune abusos e proíbe pesquisas nos últimos 15 dias de campanha
Lasier ressalta que o objetivo é elevar a transparência e barrar manobras para induzir a decisão de voto
O senador gaúcho, Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou nesta sexta-feira (7), no Senado Federal, um projeto de lei que estabelece novas regras para a divulgação de pesquisas eleitorais no país.
Lasier ressalta que o objetivo é elevar a transparência. “Precisamos dar real transparência e barrar manobras que possam induzir a decisão de voto”.
A proposta do projeto é que seja proibida a divulgação dos resultados das pesquisas no período de 15 dias antes da votação. Além de obrigar os realizadores a detalharem locais e perguntas escolhidos e as respostas dos entrevistados junto com a divulgação da pesquisa.
Com isso, Lasier espera que os meios de comunicação não façam interpretações enviesadas sobre números divulgados.
O senador acredita que é importante permitir que interessados em analisar os resultados das pesquisas saibam onde houve entrevistas para verificar se o perfil demográfico da amostra pode gerar algum desvio na avaliação geral, considerando as preferências locais por determinado candidato.
Um projeto similar, do conterrâneo de Lasier, e vice-líder do Governo, deputado Sanderson (PL-RS), também voltou a ser debatido nesta semana na Câmara dos Deputados.
www.valenoticiapb.com.br – Por Francine Marquez, Diário do Poder, Foto: Site Lasier Martins