Presidente do TJPB inaugura Postos Avançados de Itapororoca, Mataraca e Cuité de Mamanguape

Solenidade virtual de inauguração dos Postos Avançados

 

Dando continuidade à política social de facilitação do acesso da população à Justiça paraibana, por meio da inclusão digital, o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides inaugurou mais três Postos Avançados de Atendimento Virtual (PATJs), beneficiando os cidadãos dos municípios de Itapororoca, Mataraca e Cuité de Mamanguape, pertencentes à Comarca de Mamanguape. A solenidade, por meio virtual, aconteceu na tarde de ontem (15).

 

Com estes, são quase 80 Postos já instalados na atual administração do Poder Judiciário paraibano, os quais têm a finalidade de promover o acesso do jurisdicionado, especialmente os vulneráveis, aos serviços prestados pela Justiça estadual, com a realização de atos processuais por meios eletrônicos, como as audiências virtuais e o atendimento digital.

 

O Presidente do TJPB, Saulo Benevides, agradeceu, especialmente, aos gestores das respectivas cidades pela parceria firmada, a união de forças, possibilitando a instalação dos PATJs, que entende como um projeto de alcance social por beneficiar os mais necessitados.

 

1

Posto de Itapororoca

 

“Os Postos de Atendimento Avançado abrem as portas do judiciário ao povo, especialmente, às pessoas mais carentes. Todos que foram juízes do interior sabem dos problemas enfrentados pelo povo, no tocante ao deslocamento, ao transporte, são dificuldades devido à distância das cidades até a sede da Comarca”, comentou o Desembargador-Presidente.

 

O Desembargador Saulo Benevides falou, também, que o Conselho Nacional de Justiça recomendou aos tribunais brasileiros que criassem tais postos com a nomenclatura de inclusão digital, bem como, ressaltou a visão, como gestor, em promover a paz no judiciário, para enfrentar os problemas. Ele enfatizou as ações voltadas à priorização do primeiro grau, as cerca de 40 obras nas sedes dos Fóruns espalhados pelo estado, melhorando as condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores, cujas inaugurações seguem um cronograma previsto até janeiro de 2023.

 

Em seu discurso a diretora do Fórum de Mamanguape, Juliana Duarte Maroja, agradeceu ao Presidente Saulo Benevides e a todos que se empenharam para a instalação dos Postos de Atendimento Avançado, enfatizando que os mesmos significam a aproximação do Poder Judiciário com a população.

 

2

Cuité de Mamanguape

 

“Disponibilizar esses espaços significa democratizar o acesso à justiça digital, possibilitando aos que ainda não são, totalmente, incluídos digitalmente, que possam continuar com o acesso amplo e facilitado ao poder judiciário. Agradeço ao Presidente Saulo Benevides pela oportunidade de fazer parte deste avanço”, enalteceu a magistrada Juliana Maroja.

 

Na sequência, o prefeito do Município de Mataraca, Egberto Madruga disse que a instalação do Posto na cidade foi recebida com muita satisfação e que representava uma grande ação para o povo. “A cidade fica a 40km de Mamanguape e com o funcionamento do PATJ facilitará para as pessoas mais carentes. Com esta atuação da Justiça com certeza a população é quem vai ganhar. Ficamos muito felizes com esta contribuição”, exaltou o gestor, agradecendo e parabenizando ao Presidente do TJPB pela iniciativa.

 

3Posto de Mataraca

 

O procurador do Município de Itapororoca, Bruno Siqueira, falou em nome da prefeita, Elissandra Maria da Conceição Brito, parabenizando a presidência do Tribunal de Justiça. “Esta iniciativa vai beneficiar, demais, a população de Itapororoca, especialmente, os mais carentes que não têm acesso aos meios de telecomunicação e com o Posto Avançado terão um judiciário mais perto e o direito de acesso à justiça amplamente concretizado”, enalteceu o advogado.

 

Prestigiaram o evento virtual, o juíz auxiliar da Presidência, Giovanni Porto, representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Anoreg, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, magistrados, diretores do Tribunal e servidores.

Em Itapororoca (PB)

 

Em Cuité de Mamanguape (PB)

 

Em Mataraca (PB)

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Lila Santos (TJ PB)

 



Publicidades