Prefeita de Pedro Régis reúne equipe gestora para avaliar os 100 primeiro dias de governo

Na tarde de ontem (8), a prefeita de Pedro Régis, Michele Ribeiro, reuniu a equipe gestora para apresentação dos trabalhos realizados pelas secretarias no primeiro trimestre de gestão. O objetivo da reunião foi avaliar se as ações planejadas para o período foram alcançadas e traçar metas para os próximos meses.

 

Mesmo diante do caos que justificou decreto de calamidade financeira no município, todos os setores apresentaram avanços significativos.

 

SAÚDE: VEÍCULO NOVO, AUMENTO NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS E ABERTURA DO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS

 

Além do retorno de exames importantes como o teste do pezinho, citológico e ultrassonografias, a secretária Creuza Oliveira, elencou o aumento dos serviços em todas as Unidades de Saúde, comemorou os avanços e conquistas na pactuação de programas e lamentou a perda de recursos sofridos por inoperância de gestões passadas. “Estamos sendo penalizados. O valor de quase 70 mil mensal que deixamos de receber, poderia ser utilizados em mais ações. Ainda assim, conseguimos avançar”, declarou a secretária. Ela também comemorou a compra de um veículo zero km, que chega para dar suporte aos serviços oferecidos pela Saúde. “Mostra que essa gestão tem compromisso com o povo”, finalizou.

 

Creuza ainda trouxe os dados que confirmam aumento de consultas e exames realizados pela Secretaria em menos de 100 dias de gestão e apresentou o plano de ação do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus, que vem intensificando as estratégias de combate com testagem em massa, mutirão de vacinação de idosos, sanitização dos espaços públicos e campanhas de conscientização.

 

EDUCAÇÃO: GARANTIA EM LEI DE TRANSPORTE GRATUITO AOS UNIVERSITÁRIOS, AUMENTO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS  E PARCERIA COM A UFPB

 

A secretária Erika Galvão celebrou o aumento no número de matrículas de estudantes para rede municipal de ensino. “Isso demonstra a confiança no nosso trabalho”, disse. Outros pontos avaliados positivamente foram: a eleição do novo Conselho da Alimentação Escolar, a organização das equipes de supervisão pedagógica individual para cada Escola, a abertura de plantões pedagógicos para aulas agendadas à alunos em dificuldades no ensino remoto, a compra dos produtos para entrega de um (01) kit de alimentação e higiene para cada aluno. “Por exemplo, se em uma casa tivermos dez (10) alunos, serão entregues dez kits, e não um kit para cada família”, explicou Érika.

 

A parceria com a Universidade Federal da Paraíba para realização de cursos profissionalizante oferecidos às mulheres empreendedoras, também foi apresentado como meta de relevante impacto social. Outro marco importante para a Semeduc, foi a aprovação da Lei que garante direito ao Transporte Escolar de todos os alunos de curso superior e profissionalizantes, de estudantes residentes no Município de Pedro Régis.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL: ESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS, CADASTRO EM PROGRAMAS SOCIAIS E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS E KIT ENVOVAL PARA GESTANTES

 

A Secretaria de Assistência Social foi outro setor que se destacou positivamente. Já nos primeiro dias de gestão, a Secretaria, cujos programas funcionavam de maneira improvisada e ilegal dentro da Sede da Prefeitura, ganhou espaço e estrutura para um atendimento humanizado. Além da regularização dos Programas que voltaram a prestar atendimento à população, a secretária Juliana Mendonça, enalteceu o trabalho da sua equipe. “Já conseguimos o acesso aos Programas Federais e conseguimos realizar o cadastro para benefícios sociais, já que não encontramos nenhuma informação em arquivos”, enfatizou.

 

Ela agradeceu o apoio de todos os setores da administração na distribuição de 5 mil quilos de peixe e kit alimentos na Semana Santa, que beneficiou quase 3 mil famílias do município.

 

Juliana ainda agradeceu o Governo Municipal por garantir a distribuição de mais de 100 cestas básicas, 83 auxílio aluguel, a doação de quase 150 medicamentos, 63 recargas de gás, kits de enxoval  para 30 gestantes, entre outras ações, totalizando 395 atendimentos só no primeiro trimestre. “Para nós é uma honra contar com apoio para poder auxiliar os mais vulneráveis e realizar ações que mudam a vida das pessoas”, declarou.

 

AGRICULTURA: AUMENTO DE HORAS NOS CORTE DE TERRA GRATUITO, DISTRIBUIÇÃO SE SEMENTES E PARCERIA COM SECRETARIA DE ESTADUAL E PERFURAÇÃO DE 4 POÇOS ARTESIANOS

 

Toinho das Cadeiras, iniciou apresentando dados sobre as horas máquina usadas no corte de terras, após o conserto dos tratores. Agricultor, ele destacou a importância desse apoio para o homem e a mulher do campo, que trabalham com a agricultura familiar. “A demanda é grande, mas conseguimos chegar a maior parte das comunidades antes das chuvas, cortando terra e entregando as sementes para o plantio”, disse.  Foram 1600 quilos de grãos distribuídos em três dias de ação.

 

Outros feitos importantes, segundo Toinho, foi a perfuração de 4 poços artesianos na zona rural em parceria com o Governo do Estado. “Dos quatro poços, três tiveram um boa vazão e pelo teste, a qualidade da água é boa”, informou ele. O secretário também celebrou a parceria com a Secretaria Estadual `a promoção de projetos de diversificação da cultura agrícola.

 

A doação de 850 mudas de árvores frutíferas para arborização da cidade foi outra ação positiva. Cleide Salustino, secretária adjunta, falou sobre as ações desenvolvidas pela Semagri na “Semana da Mulher”. “Fizemos palestras virtuais e sorteios de vários brindes”, lembrou.

 

INFRAESTRUTURA: REFORMAS, RECUPERAÇÃO DE ESPAÇOS E MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

 

“O lixo tomava conta das ruas e havia entulho em todo canto”, iniciou o diretor do Departamento de Infraestrutura, Carlinhos da Banana, em seu relato, lembrando das dificuldades encontradas nos primeiros dias de gestão. Carlinhos elencou reformas na estrutura das Unidades de Saúde de todo município, limpeza nos reservatórios que abastecem a Cidade, e dos banheiro público e esgotos, além da manutenção de redes de abastecimento, de praças e estradas, e garantia do abastecimento de água diariamente para zona rural, por meio de carro-pipa. Ele encerrou falando da estruturação do novo espaço onde funcionará a Unidade de Saúde do Bairro São José, que deve acontecer nos próximos dias.

 

ESPORTES: APOIO AOS DESPORTISTAS E RECUPERAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS

 

Luciano Vieira, secretário de Esportes, mostrou por meio de fotos, as péssimas condições encontradas dos equipamentos esportivos do município. Desde Ginásio sem vestiários e banheiros, até “gato” para ligação de energia. “Até mesmo os equipamentos recém inaugurados já apresentavam rachaduras em suas estruturas”, lamentou. Positivamente ele agradeceu o apoio que vinha recebendo do Governo Municipal no transporte para os times e a distribuição de materiais esportivos para os times.

 

Infelizmente, em virtude da pandemia, todos os planos foram cancelados e não há previsão de retorno das atividades. Esporte e Cultura foram as Secretarias que mais sofreram com o cancelamento de serviços e ações por causa das normas que restringem a participação popular em eventos, para evitar aglomerações.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PESQUISA DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE, AUMENTO DO ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS

 

Setor responsável pela imagem interna e externa da gestão pública e da comunicação com o público, a Assessoria de Comunicação apresentou as métricas que confirmam o aumento no engajamento das redes sociais do Governo Municipal. A assessora Pery Camilo, avaliou como positiva a interação popular com a divulgação das ações e a articulação da comunicação intrasecretarias.

 

A boa notícia foi o resultado da pesquisa de qualidade  nos serviços e satisfação popular com o Governo Municipal desenvolvida pelo setor por meio de questionário virtual e físico, que entre ótimo e bom, ultrapassou 80% de aprovação. “É um resultado positivo para o início de gestão, mas, também, a certeza que aumenta a nossa responsabilidade para garantir superar ou estabilizar esse resultado”, explicou a assessora.

 

A prefeita Michele Ribeiro ouviu atentamente a apresentação de todos os relatórios e agradeceu o empenho e dedicação da equipe, que conseguiu alcançar a maioria das metas propostas no início do ano. Michele avaliou que o trimestre foi positivo, mesmo diante das dificuldades e atribuiu o sucesso da gestão e a satisfação popular ao trabalho desenvolvido com união. “Não seria possível sem a dedicação de cada um de vocês”, enalteceu.

 

A prefeita analisou as causas das poucas metas não atendidas e apresentou estratégias para o alcance nos próximos meses. Um novo plano trimestral foi apresentado e a expectativa é que a equipe gestora consiga superar os resultados propostos. “É assim que fazemos gestão pública: com planejamento“, destacou a prefeita.

 

Sobre a aprovação popular, apresentada na pesquisa do setor de Comunicação, a prefeita disse que recebe a notícia com alegria, tranquilidade e certeza de que precisa trabalhar ainda mais. “Para isso nós fomos eleitos, para fazer mais e melhor. Nosso compromisso é com o povo de Pedro Régis“, finalizou.

 

Os dados agora serão divulgados à população após coletiva de imprensa marcada para acontecer na próxima semana. Ascom Pedro Régis

Imagem acima, reunião realizada na cidade de Pedro Régis

 

www.valenoticiapb.com.br – Com Site da Prefeitura de Pedro Régis (PB)

 



Publicidades