Prédio histórico da cadeia pública de Mamanguape tem algumas mudanças na sua estrutura
valenoticiapb.com.br
O prédio da cadeia pública no centro da cidade de Mamanguape (PB) é histórico e uma das primeiras fundações executadas na cidade há muitas décadas. Se fala que a sua edificação foi do ano de 1850.
As pessoas com mais de 50 anos de vida e que são da cidade de Mamanguape observam que ao longo do tempo o prédio histórico tem mudado parte da estrutura do passado ao comparar uma foto do presente com a foto do prédio do passado. Na foto atual do prédio já se vê a mudança em três de suas históricas janelas, duas na parte da frente e uma na lateral do prédio. Elas foram fechadas não se sabe em que ano.
As autoridades da comarca, a exemplo do Ministério Público tem se preocupado com a estrutura do referido prédio da cadeia, o qual se mantem no centro comercial de Mamanguape.
SITE DO G1
No dia 31 de janeiro do corrente ano o site do G1 divulgou a seguinte matéria. Acompanhe na íntegra:
“MP aponta irregularidades na estrutura de cadeias em Mamanguape e Jacaraú, na PB
Foram encontrados problemas de superlotação, higiene e combate a incêndios.
Por G1 PB
31/01/2020 16h01 Atualizado há 8 meses
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) constatou irregularidades na estrutura das cadeias públicas dos municípios de Mamanguape e Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba. As fiscalizações foram realizadas na quarta-feira (29) e fazem parte de um procedimento administrativo que tem a finalidade de acompanhar o funcionamento das unidades prisionais do estado.
O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), mas até as 15h50, mas até as ligações não foram atendidas.
Conforme o MP, a Cadeia Pública de Jacaraú apresenta problemas estruturais pontuais e um quadro superlotação. Além disso, o órgão aponta que a unidade deve melhorar a higiene do local, especialmente, no ambiente da cozinha. Foi indicada também a necessidade de mais equipamentos de combate a incêndio no espaço.
Já na Cadeia Pública de Mamanguape, o Ministério Público detectou irregularidades na segurança, higiene e na estrutura da unidade, que funciona em um prédio construído por volta do ano de 1850.
O promotor de Justiça, Ricardo José Medeiros, destacou que já há uma ação civil pública em andamento, ajuizada em 2013, pelo Ministério Público da Paraíba, que solicita a construção de uma nova unidade prisional para a comarca. A ação se encontra em julgamento”.
JORNAL DA PARAÍBA
Já no dia 12 de abril de 2017, o site do ‘Jornal da Paraíba”, trazia matéria com o título: “Estado tem que construir presidio em Mamanguape e pagar 2 milhões”.
Veja matéria abaixo na íntegra.