Posse de padre Felipe Batista da Luz marca novo capítulo na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Mamanguape (PB)

Foi um evento perfeito com entusiasmo na posse do novo pároco, em cerimônia presidida pelo vigário geral, Padre Luiz Júnior

 

Na noite de ontem (14/01), a comunidade da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Mamanguape (PB), Litoral Norte do Estado, Forania Vale do Mamanguape, celebrou com muito fervor a posse de seu novo pároco, Padre Felipe Batista da Luz. A cerimônia foi presidida pelo Vigário Geral, Padre Luiz Júnior, e contou com a concelebração de dezenas de padres de diversas paroquias do estado e alguns diáconos.

 

A missa foi marcada por homenagens e renovação do compromisso pastoral e muito prestigiada por fiéis de várias foranias, autoridades civis e militares.

 

A posse canônica é uma cerimônia com forte significado que atribui ao pároco todos os deveres da paróquia seguindo as normas litúrgicas e canônicas.

 

No início da cerimônia, depois de cumprimentar toda igreja, o vigário geral, Padre Luiz Júnior (imagem abaixo), destacou a importância da Paróquia São Pedro e São Paulo, uma das mais antigas para a Paraíba.

 

Em nome do arcebispo, Dom Manoel Delson, Luiz Júnior agradeceu a todos os padres que administraram o templo religioso. Vale ressaltar que a referida Paróquia foi criado em 1630.

 

“Quanto às mudanças de padres são necessárias. Cada um com seu jeito e com um só objetivo que é falar das coisas de Deus, anunciar o Reino de Deus”, disse ele.

 

O representante do Arcebispo Metropolitano ainda deu boas-vindas ao padre Felipe, que assumiu a sua segunda Paróquia como padre e destacou o trabalho feito pelo ex-comandante religioso da paróquia, padre Carlos Vieira de Souza.

 

“Um chega e o outro sai para lançar as redes em outras áreas”, concluiu o vigário geral.

 

A cerimônia de posse foi longa e os ritos conclusos, entre eles o juramento do padre Felipe, ao assumir o ofício de padre, bem como recebeu das mãos do vigário geral as chaves da igreja.

 

Na parte final da cerimônia gente da sociedade usaram a fala. A ministra Joelma representou a paróquia local, onde deu boas-vindas ao novo sacerdote.

 

Em seguida foi à vez do padre Manoel Viana dos Passos Filho, administrador da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e representante da Forania do Vale do Mamanguape. “Conheço o talento de Felipe. Ele veio para contribuir. Conte conosco”, disse.

 

Também se expressaram o vereador Flávio Serafim, representando o legislativo de Mamanguape e o prefeito Joaquim Fernandes, representando o executivo.

 

E por fim, falou o padre empossado – Felipe Batista da Luz. Ele fez um resumo de sua vida sacerdotal. É a 2ª paróquia que ele assume. A 1ª foi a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, criada em 1903, na cidade de Itabaiana e pertencente à Forania Agreste. Ele tem 37 e é recifense. Quem o conhece assegura que ele é muito organizado.

 

Entre as dezenas de padres presentes a cerimônia de posse estava o padre Eudézio, que administrou a Paróquia São Pedro e São Paulo, há quase 20 anos.

 

A afinada Banda de Música do Estado, que é uma referência no Brasil, abrilhantou o evento.

 

O evento foi muito prestigiado e contou com uma legião de fiéis há muito tempo não vista na região.

 

Parte interna da Igreja Matriz de Mamanguape (PB)

 

Presença do padre Dedé

 

Padre Eudézio com o seu sorriso marcante, depois de quase 20 anos

 

Hasteamento das bandeiras, com as presenças do prefeito Joaquim, comandante da PM e outros

 

A afinada Banda de Música do Estado da Paraíba

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, foto e edição)

 

 

 



Publicidades