Ponte sobre o Rio Mamanguape (PB), na BR 101, expõe ferragem da base estrutural
Ponte que foi duplicada na BR 101, da Paraíba, tem menos de 20 anos de construída
A queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, no domingo passado (22/12), acendeu alerta sobre a necessidade de conservação e reforma de pontes, viadutos, passagens subterrâneas e passarelas em diversos estados do Brasil. Na Paraíba não foi diferente.
No Litoral Norte do Estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de Mamanguape (PB), a menos de 60 km de João Pessoa, a ponte sobre o ‘Rio Mamanguape’, medindo 140 metros de comprimento, na BR 101, apresenta preocupação a quem chega até a parte das colunas e pilares da estrutura da mesma.
A ponte está localizada próximo do Rio Grande do Norte e de Pernambuco e liga vários estados do Brasil.
O que chama a atenção é que as colunas e pilares da referida ponte perdeu profundidade, de 2 a quase 3 metros do solo. Não se sabe se perdeu segurança.
A situação já merece a atenção dos órgãos responsáveis pelo patrimônio.
Duplicação
Em 2006, com a duplicação da BR 101, a passagem (ponte) também ganhou duplicação. No decorrer de 18 anos, com as enchentes provocadas no leito do rio foi possível deixar as colunas e pilares mais expostos do solo.
Queda de ponte em 1964
Em 1964, no mesmo local, em Mamanguape (PB), uma forte enchente derrubou a ponte sobre o ‘Rio Mamanguape’. Uma nova ponte só foi construída no início dos anos 70.
Conforme os registros da reportagem do jornal Vale Notícia, na época formato impresso, em dezembro de 2006 (imagem abaixo), as colunas e pilares da ponte construída nos anos 70 não apresentavam nenhuma exposição de seus ferros da base estrutural.
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, foto e edição)