Pedro Regis realiza ação de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
A Secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma importante ação para estimular reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Usuários/as do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e estudantes da rede estadual de ensino participaram de roda de conversas com a psicóloga Michele Farias e com a Assistência Social Aparecida Fernandes, do CRAS, para conscientização do tema e sobre as formas de combater abusos e explorações, denunciando por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia.
Para a secretária Juliana Mendonça, a ação é importante e o tema precisa estar sempre em evidência, uma vez que diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.
O DIA 18 DE MAIO
o Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
www.valenoticiapb.com.br – Por Ascom, Pedro Régis (PB)