Pedro Régis disponibiliza teste de alta precisão para diagnóstico da Covid-19

A luta contra a Covid-19 em Pedro Régis ganhou mais uma ferramenta importante de combate ao novo Coronavírus. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Governo Municipal volta a disponibilizar testes pelas técnicas RT-PCR, também conhecido como teste swab, para identificação do vírus.

 

De acordo com a SMS, esse tipo de exame é indicado para ser realizado entre o terceiro ao oitavo dia de doença e é similar ao RT-PCR, possuindo mais de 93% de sensibilidade para detectar a Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção (swab) do nariz do paciente. Depois o material, que é coletado na Sala Covid-19, localizada ao lado da UbS Severina Fernandes (centro), segue para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen). O resultado tem previsão de sair em até três dias.

 

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar, tendo acompanhamento da SMS. Se o paciente apresentar sintomas mais graves, a Secretaria avaliará a necessidade de encaminhamento para internamento hospitalar em Mamanguape ou em João Pessoa.

 

Para a secretária Creuza Oliveira, o teste RT-PCR é conhecido como padrão-ouro por ser mais confiável que os testes rápidos e a aquisição deles para Pedro Régis, dará mais agilidade no encaminhamento de pacientes com sintomas de Covid-19. “Os testes ampliam a precisão dos resultados”, declarou a secretária.

 

A SMS vem atuando efetivamente no enfrentamento ao novo Coronavírus com a realização de testes rápidos, teste swab, mutirões de vacinação (que seguem o cronograma Nacional), e campanhas institucionais de orientações. Além disso, a SMS deve iniciar a sanitização de pontos estratégicos na cidade, neste sábado, 20.

 

O que é o teste RT-PCR?

 

É um teste realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca).

 

Quando o RT-PCR pode ser feito?

 

A coleta pode ser feita a partir do terceiro dia após o início dos sintomas até o oitavo dia, já que nos primeiros dias de contaminação há maior presença do vírus. É importante que os resultados sejam coletados e avaliados por um profissional de saúde.

 

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br

www.valenotociapb.com.br – Com Ascom – Prefeitura de Pedro Régis (PB)



Publicidades