No 1º plantão do Centro Covid-19, da UBS Santa Edwiges foram atendidos 12 pacientes
Já para o dia de hoje (23) é esperado o atendimento a 80 pacientes do Município de Mamanguape
No 1º plantão, ontem (22) a noite da equipe de saúde do Centro de Covid-19, na UBS Santa Edwiges, instalado no Bairro do Gurguri, em Mamanguape, foram atendidos 12 pacientes. Os serviços funcionarão 24h por dia.
A reportagem do valenoticiapb.com.br esteve no local de atendimento na manhã de hoje (23) e verificou um bom movimento de pessoas na sala de recepção da referida UBS. O serviço de saúde da UBS Santa Edwiges só atenderá os pacientes do Município de Mamanguape.
Uma das funcionarias do atendimento da recepção da referida UBS disse na manhã de hoje (23) que conforme o movimento de pacientes nas primeiras horas de hoje, é esperado que 80 pacientes sejam atendidos.
Na visita oficial da Prefeita Maria Eunice (Cidadania), na manhã de ontem (22), ela assegurou que o ‘objetivo da gestão municipal é minimizar o impacto na demanda de atendimento do Hospital Geral de Mamanguape, que desde a última quarta-feira (17) passou a integrar o Plano Estadual de Contingência para o combate ao novo coronavírus’.
Foto acima, recepção do Centro Covid-19, UBS Santa Edwiges, na manhã de hoje (23), no seu primeiro atendimento diário
Noticia exclusiva do site www.valenoticiapb.com.br – Fotos: Benes Lindolfo
Abaixo, matéria divulgada no site da Prefeitura de Mamanguape na noite de ontem (22)
Prefeita Eunice entrega serviços do Centro COVID na UBS Santa Edwiges com funcionamento 24h por dia
A prefeita Eunice Pessoa entregou na manhã desta segunda-feira (22) os serviços do Centro COVID, que funcionará 24 horas por dia em regime de plantão. O objetivo da gestão municipal é minimizar o impacto na demanda de atendimento do Hospital Geral de Mamanguape, que desde a última quarta-feira (17) passou a integrar o Plano Estadual de Contingência para o combate ao novo coronavírus.
O serviço de atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19 foi implantado no município desde o ano passado, funcionando inicialmente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1), e em seguida no AME (PAN). Agora, instalado na UBS Santa Edwiges, que possui 26 (vinte e seis) salas e terá uma estrutura diferenciada com plantões, bem como para atendimento clínico, iniciando nesta segunda-feira (22), a partir das 19h00.
A construção da unidade de saúde foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta, ao qual a prefeita agradeceu pela parceria e justificou a sua ausência em razão da necessidade de não aglomeração. “Esperamos que ninguém tenha a doença, mas se precisar teremos aqui uma estrutura pronta para atender 24 horas por dia, desafogando o atendimento no HGM”, falou Eunice.
A prefeita também garantiu que o serviço será mantido enquanto durar o apoio financeiro do Governo Federal para a pandemia. “Foram dias e noites de planejamento com o vice-prefeito Dr. Zenóbio, o secretário da Saúde Rafael e a tesoureira do Fundo Municipal de Saúde Danielle Rodrigues, para trazer uma estrutura de grande porte na UBS, que oferecesse um atendimento diferenciado à população”, encerrou a prefeita.
A tesoureira, Danielle Rodrigues, destacou o protagonismo do município no enfrentamento à COVID-19 e lembrou que Mamanguape implantou um dos primeiros serviços do Estado nesse sentido. “Nós vivemos um tempo excepcional, e tempos excepcionais exigem medidas da mesma envergadura. É com muita alegria que entregamos hoje a população mais um instrumento na luta contra a pandemia e o novo coronavírus, um serviço de excelência à disposição 24 horas por dia”, ressaltou Danielle.
O secretário de saúde, Rafael Aires, explicou que o Centro COVID funcionará desafogando os serviços do HGM. “O hospital irá focar suas forças tanto no atendimento a pandemia quanto naqueles pacientes que precisam de apoio clínico, e com a coragem da gestão o município abraçou a causa de dar suporte ao hospital, que agora é referência para a COVID-19”, disse Rafael.
Também pela manhã, a prefeita Eunice entregou uma van, modelo Sprinter 516 CDI, com 20 lugares para o transporte dos pacientes de hemodiálise. A compra do veículo foi mais um resultado da parceria com o deputado federal Hugo Motta, que destinou mais uma emenda parlamentar para o município adquirir o veículo.