Milhares de indígenas marcham em Brasília em defesa de seus direitos

Potiguaras da Paraíba estão na capital federal ao lado do cacique geral, Cacique Sandro Gomes

 

Usando adereços tradicionais, inclusive as pinturas corporais típicas dos povos indígenas, os participantes da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) percorreram os cerca de 4 quilômetros que separam o antigo Complexo Funarte, no Eixo Monumental, entoando cânticos e palavras de ordem para cobrar das autoridades públicas o cumprimento de seus direitos.

 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8), foto abaixo, uma sessão em homenagem à 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Maior mobilização indígena do país, o evento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), começou na segunda-feira (7) e segue até a sexta-feira (11), com a expectativa de atrair entre 6 mil e 8 mil participantes de ao menos 135 etnias de todo o país.

Muitas faixas e cartazes expostos durante a caminhada sob o sol forte do Planalto Central ilustravam as principais reivindicações do movimento indígenaDemarcação das Terras Indígenas Já!Terras Indígenas Demarcadas é Futuro GarantidoRespeitem a Constituição FederalNosso Futuro Não Está à Venda Pelo Fortalecimento da Educação e da Saúde Indígena.

 

Apoio à manifestação

 

Parte da programação da 21ª edição do Acampamento Terra Livre, organizado anualmente pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a marcha ganhou nesta terça-feira apoio de organizações sociais, como a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), cujos 23 representantes caminharam ao lado dos indígenas.

 

Maior mobilização indígena do país, o Acampamento Terra Livre, que começou segunda-feira (7), termina na sexta-feira (11).

 

A Apib espera reunir de 6 mil e 8 mil indígenas de pelo menos 135 etnias de todo o país, além de apoiadores da causa e indigenistas. Sob o lema Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro Não Está à Venda”, o evento tem extensa programação de debates, atos e atividades culturais.

 

Potiguara

 

Em Brasília, o cacique geral do povo Potiguara, Sandro Gomes (foto abaixo), está ao lado de uma comitiva de indígenas da Paraíba.

“Seguimos em Brasília, firmes nas trincheiras do diálogo e da mobilização, participando de diversas agendas em defesa do nosso povo Potiguara. Cada reunião, cada voz levantada, é um passo para garantir saúde digna, território protegido, educação intercultural e o respeito às nossas raízes. A força ancestral guia nossos passos!
A Delegação do Povo Indígena Potiguara da Paraíba já está em Brasília para o ATL 2025. Com coragem e união, seguimos firmes na luta pelo bem-estar do nosso povo, pela garantia de direitos e pelo futuro das próximas gerações.
Nesta semana, teremos reuniões estratégicas nos Ministérios, Funai, SESAI e com parlamentares, para fortalecer pautas urgentes: saúde indígena, proteção territorial, educação diferenciada e o respeito às nossas tradições.
Nossa voz ecoa nas esferas do poder!
Agradecemos a todos que nos apoiam nessa jornada. Cada passo é pela vida, pela terra e pela dignidade Potiguara”, disse Sandro.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683, com informações da Agência Brasil e do isnta do Cacique Sandro

 

 

 



Publicidades