Médico Zenóbio disse na Câmara que por conta da covid-19 muitas doenças ficaram em 2º plano
Redação: valenoticiapb.com.br
Na quinta-feira, dia 08 de outubro, por ocasião da realização da 9ª Sessão Ordinária, 2º Período Legislativo, da Câmara Municipal de Mamanguape (PB), “Casa de Senador Rui Carneiro”, o médico e vereador Zenóbio Fernandes (Republicanos) usou a tribuna da “casa de leis”, alertando sobre várias doenças. Ele início o seu discurso dizendo que tem “dados alarmantes”.
Conforme o médico Zenóbio Fernandes, com a pandemia da covid-19, muitas doenças ficaram em segundo plano. “Muitos câncer não foram tratados, muitos pacientes que deveria fazer o pré-natal não foram tratados adequadamente”, disse Zenóbio.
“Deixaram de ser realizadas aproximadamente 70 mil mamografias este ano. Apenas 24% de mulheres que precisavam fazer a complacía não realizadas por conta da pandemia. E o nível recomendado é 70%”, assegurou o médico.
“Esse é um dado alarmante. Um dado que daqui a dois, três anos a gente poderá ter um índice bem alto de pacientes com câncer de mama, estomago e outras neoplasias, sucessivamente. Só deus pode nos proteger e nos guiar ao caminho certo”, disse Zenóbio.
O médico Zenóbio Fernandes ainda disse que falasse sobre numa segunda onda da pandemia, covi-19. “É porque essas doenças ficaram no segundo plano e as pessoas não tiveram acesso para realizar os seus exames preventivos, exemplo de exame de próstata, mamografia, pré-natal o qual não funciona também a contento e aí muitas mulheres vão chegar a adquirir doenças graves, como diabetes e outros”, falou Zenóbio na tribuna da Câmara.
Para encerrar o médico e Vereador Zenóbio Fernandes assegurou que todo esse problema de saúde será um desafio para o SUS. “Será também um desafio para os futuros prefeitos que irão tentar o melhor controle para evitar as doenças, pós-pandemia”, assegurou Zenóbio.