Mataraca (PB) foi sede de evento para debater sobre doação de rins
O Município de Mataraca, na região do Vale do Mamanguape, Litoral Norte do Estado da Paraíba (PB), foi sede na noite de ontem (22), de um encontro entre o Legislativo, Executivo local e representantes dos Renais do estado. O evento que aconteceu no plenário da “Casa José Tavares Bezerra Filho” teve como objetivo despertar a sociedade para a luta pela vida.
O encontro foi coordenado pelo Presidente do Legislativo Mataraquense, Vereador Josivan Vidal de Negreiros – “Josivan Vidal” (PSB) e contou com a presença de todos os vereadores da Câmara; da Secretária de Saúde, Socorro; do Prefeito Egberto Madruga (PSB); do Presidente da Associação de Renais Crônicos, Transplantados e Doadores da Paraíba, Carlos Roberto da Silva Lucas e de tantas outras pessoas.
No plenário da Câmara aconteceram belos depoimentos de pessoas que foram transplantadas, exemplos de dois militares, um das forças armadas e de outro da Polícia Militar da Paraíba.
Mais dois transplantados que residentes no Município de Mataraca também deram os seus depoimentos, comentando passo a passo a luta pela sobrevivência.
Foi um evento emocionante e segundo o Vereador Josivan Vidal, é o segundo encontro que acontece no Município de Mataraca, sobre o assunto.
Já o Prefeito Egberto em sua fala disse que já conhece a luta de alguns moradores de Mataraca desde quando o mesmo desempenhou a função de Secretário de Saúde do Município. Ele chegou a dizer que sua gestão fará de tudo para apoiar a causa e ajudar no que for possível todas as pessoas, não só com problemas renais.
O Presidente da Associação dos Transplantados, Carlos Roberto, usou a tribuna da Câmara e se mostrou muito satisfeito com a iniciativa dos políticos do Município de Mataraca. Na oportunidade, ele assegurou que a campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
História
O primeiro transplante de órgão feito no Brasil aconteceu em 19 de abril de 1964, quando um rim foi transplantado no Rio de Janeiro.
O importante evento contou com a presença de todos os vereadores. Veja a relação abaixo:
Josivan Vidal de Negreiros – “Josivan Vidal” (PSB)
Erivan Pereira de Aguiar – “Erivan Eletricista” (PP)
Fernando Lima de Moura – “Fernando” (PP)
Beatriz Marinheiro Nunes – “Bia Madruga” (PSB)
João Bessa Neto – “Bessinha” (PP)
Antônio Pereira de Avelar – Poste (PSDB) – Oposição
Alexandre Bessa Ramos – Alexandre Bessa (PL) – Oposição
Adriano Cardoso de Menezes – “Adriano Plas” (PL) – Oposição
Terezinha Padilha de Carvalho (PL)
Abaixo, imagens do evento:
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo