Marcacão e Baía da Traição estão entre os municípios do Brasil com maior população indígena
Ambos se destacam, como, respectivamente, o 6º e o 7º municípios brasileiros com maior população indígena
Situados no Litoral Norte, os municípios paraibanos de Marcação e Baía da Traição, são os que apresentam maiores presenças relativas de pessoas indígenas no total da população no cenário nacional, segundo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme apurou o ClickPB junto ao IBGE, ambos se destacam, como, respectivamente, o 6º e o 7º municípios brasileiros com maior população indígena.
No primeiro caso, essa proporção era de 88,08% e, no segundo, de 86,64%. Em seguida, no ranking paraibano, estavam Rio Tinto (25,12%), Mataraca (12,13%) e Conde (1,99%). Em João Pessoa, por sua vez, a proporção foi de 0,34%.
Os maiores contingentes de indígenas foram: Baía da Traição, com 7.992; Marcação, com 7.926; e Rio Tinto, com 6.175. Em seguida, estão: João Pessoa, com 2.809; Mataraca, com 1 mil; e Conde, com 548.
Em relação aos domicílios particulares permanentes ocupados, a pesquisa aponta que, na Paraíba, havia cerca 12,1 mil em que pelo menos um morador se declarou indígena. Nessas residências, a média de moradores era de 3,2 pessoas, acima do indicador geral estadual (2,9).
Por outro lado, a média de moradores indígenas nesses lares era de 2,5 pessoas. Os domicílios classificados como particulares permanentes ocupados são aqueles que foram construídos especificamente para servirem como moradia e que, na data de referência da pesquisa, tinham alguém residindo no espaço.
www.valenoticiapb.com.br – Por Nice Almeida/ClickPB