MARCAÇÃO/PB

Marcação é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Litoral Norte. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 7.609 habitantes, a maioria indígena do povo Potiguara. Possui uma área de 123 km².

Foi um dos primeiros núcleos civilizados do território paraibano. Os primórdios de sua história datam do século XVII. Marcação, conforme relatos extraídos dos anais da História da Paraíba, teve origem em terras potiguaras na qual está situada, pois, conforme o Alvará de El rey de Portugal, datado do ano de 1700, essas terras foram outorgadas em favor dos potiguaras da Paraíba. A visita de D. Pedro II, em 24 de dezembro de 1859, ao Município de Mamanguape, PB, efetivou a referida doação, ao receber uma comitiva de índios potiguaras, originários das Sesmarias de São Miguel de Baía da Traição e Monte Mor (na época Mamanguape), originando o nome Demarcação, referente a divisão destas terras indígenas , e mais tarde para Marcação.

O povoado teve início e cresceu nas terras do Engenho Preguiça. Seu desenvolvimento histórico deu-se com a fábrica de tecidos de propriedade dos irmãos alemães Lundgren (Artur, Frederico, Alberto). Em torno dessa fábrica ergueu-se a cidade de Rio Tinto que se constituiu em um dos mais significantes núcleos populacionais de todo o Estado. Gentílico: marcaçãoense.

FORMAÇÃO – ADMINISTRATIVA

Distrito criado com denominação de Marcação, pela Lei Estadual n º 3307, 30-04-1965, subordinado ao Município de Rio Tinto. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito figura no Município de Rio Tinto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-1-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Marcação, pela Lei Estadual nº 5913, de 29-04-1994, desmembrado de Rio Tinto. Sede no antigo distrito de Marcação.

 

ATUAL PREFEITO

 

O município é administrado por Eliselma Silva de Oliveira e segundo o IBGE tem população estimada em 8.653, em 2020.

 

1º PREFEITO

 

O 1º Prefeito, de l997 a 2000 foi Gilberto Gomes Barreto – vice: Selma Maria de Oliveira Silva.

Gilberto voltou a administrar Marcação, no seu 2º mandato de 2001 a 2004. A vice foi Teonia de Medeiros Carvalho.

 

LEGISLATIVO

 

A Câmara é composta de 9 parlamentares. O 1º Presidente foi Paulo Sérgio da Silva Araújo (1997).