Mamanguape, Itapororoca e Mataraca estão entre os 13 municípios da Paraíba com baixa cobertura vacinal
Treze municípios paraibanos continuam com cobertura vacinal contra a covid-19 abaixo dos 50%, nos registros oficiais no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde realizado na segunda-feira, 08 de novembro de 2021.
Preocupado com esta situação, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde do Ministério Público da Paraíba está reforçando orientação aos promotores de Justiça com o reenvio de minuta de recomendação objetivando a adoção de medidas de busca ativa pelos municípios da população não vacinada acima dos 18 anos.
De acordo com a coordenadora do CAO Saúde, promotora de Justiça Fabiana Lobo, também foram encaminhados a planilha com os dados atualizados da cobertura vacinal e outros documentos para fins de adoção de medidas cabíveis, conforme o entendimento do membros do MPPB.
Recomendação
A minuta encaminhada aos promotores recomenda que os prefeitos determinem a identificação das pessoas ainda não vacinadas com a dose 2 da vacina contra Covid-19, mediante cruzamento das listas nominais dos vacinados com a dose 1 e a busca ativa das pessoas não vacinadas com dose 2 através dos Agentes Comunitários de Saúde.
Também é recomendada a vacinação domiciliar para as pessoas com dificuldade de locomoção, a exemplo de idosos e de pessoas com deficiência; e a descentralização da vacinação mediante a implantação de unidades volantes/itinerantes de vacinação em localidades periféricas ou vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, como forma de facilitar o acesso à vacina.
Outros pontos que integram a recomendação são o registro diário das doses aplicadas nos sistemas de informação do SI-PNI, para que as vacinas realizadas apareçam nos dados oficiais, melhorando assim as coberturas; a avaliação dos bancos de dados municipais para correção de possíveis inconsistências quanto às informações registradas na Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS) com inserção, se for o caso, das doses aplicadas que ainda não tenham sido inseridas no sistema de informações SI-PNI; e a comunicação à Secretaria de Estado da Saúde de possíveis inconsistências de dados no sistema da Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), para fins de correção.
Acompanhamento
O acompanhamento dos dados da Secretaria de Estado da Saúde relacionados à cobertura vacinal contra a covid-19 vem sendo feito periodicamente pelo CAO Saúde do MPPB.
Em outubro, já havia sido encaminhada aos promotores minuta de recomendação para a busca ativa da população acima de 18 anos não vacinada e o correto registro das doses no SI-PNI.
Na ocasião, a promotora Fabiana Lobo relatou que esses dados podem indicar falhas e dificuldades dos municípios em alimentar o sistema de informações sobre a vacinação.
Municípios com cobertura abaixo de 50%
Alhandra 37,53%
Araruna 46,96%
Bayeux 48,55%
Damiao 48,99%
Esperança 49,14%
Itapororoca 49,82%
Mamanguape 45,28%
Mataraca 28,14%
Mulungu 48,49%
Pitimbu 34,64%
www.valenoticiapb.com.br – Com MPPB