Mais duas promotoras de Justiça do MPPB são empossadas em cargos da 3ª entrância
As promotoras de Justiça, Juliana Lima Salmito e Adriana de França Campos, foram empossadas, na manhã desta sexta-feira (09/09), nos 6º e 14º cargos, respectivamente, da Promotoria de Justiça de Campina Grande (3ª entrância). Durante a solenidade, que ocorreu na sede do Ministério Público da Paraíba, na capital, o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou o momento importante vivido pela instituição, no qual mais mulheres ascendem à posição máxima da carreira de um membro do MPPB na atividade-fim. Há pouco mais de um mês, outras três promotoras foram promovidas à terceira entrância.
Antônio Hortêncio elogiou a atuação das membras do MPPB nas promotorias e cargos pelos quais passaram, parabenizando-as pela decisão de sair de suas zonas de conforto para encarar os novos desafios. Ele explicou que, por causa do número restrito de cargos de procurador de Justiça (o mais alto na instituição, com 19 vagas), para muitos membros a terceira entrância é o ápice da carreira e elas chegaram à posição pelo trabalho em defesa da sociedade, exercido “de forma dedicada e efetiva, com “garra, competência e determinação”. O procurador-geral também parabenizou o povo campinense que passará a contar com o reforço da atuação das representantes do Ministério Público.
O corregedor-geral de Justiça, Álvaro Gadelha, também enalteceu o trabalho das promotoras empossandas, ressaltando que as posses não são sempre iguais, quando se observa a trajetória dos membros que estão sendo promovidos. Ele também destacou que o Colégio de Procuradores precisa da representatividade de mais mulheres e que a gestão deve lutar por isso. O procurador também ressaltou que, não apenas as promotoras cresceriam nos novos cargos, mas que Campina Grande também ganharia com a atuação delas.
O presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça Leonardo Quintans, disse que se sentia satisfeito de, como representante da classe, testemunhar a ascensão das duas promotoras, em mais um ciclo de promoções que têm movimentado a carreira do Ministério Público. Ele disse que Juliana Salmito e Adriana França eram referências pelo trabalho desenvolvido e que tinha certeza que continuariam atuando com diálogo, mas também com firmeza para tomar as medidas necessárias, na cidade de Campina Grande.
Adriana França: 20 anos de experiência e vigor de iniciante
A promotora de Justiça Adriana Franca, que foi promovida pelo critério de antiguidade ao cargo de 14º de promotor de Justiça de Campina Grande e vai atuar nos feitos que tramitam na Vara da Infância e da Juventude daquela comarca, relembrou as promotorias pelas quais passou, ressaltando que enxergava cada nova missão como um desafio. “Estou indo para Campina com o mesmo vigor de iniciante, desejando continuar atendendo aos anseios da sociedade e cumpri a missão a mim concedida”, disse Adriana, apesar de ser citada como uma veterana, com cerca de 20 anos de atuação no MPPB.
Juliana Salmito: coragem para enfrentar novos desafios
Juliana Salmito, promovida pelo critério de merecimento ao cargo de 6º promotor de Justiça de Campina Grande, vai atuar junto à Vara de Entorpecentes daquela comarca e isso era um novo desafio na sua carreira, dada a complexidade da área. Ela enfatizou que foram 18 anos de atuação, passando por várias promotorias, incluindo São Bento, Catolé do Rocha e Mamanguape; que aprendeu muito nessas localidades, mas que percebeu que era hora de enfrentar novos desafios e, por isso, candidatou-se à vaga. “Pode parecer que tenho um espírito tímido, mas desafios me movem e sou muito corajosa”, avaliou, agradecendo à administração e aos amigos pelo apoio.
Acompanharam a solenidade de posse a 1ª subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, e o 2º subprocurador-geral, José Roseno Neto; o procurador de Justiça, Vítor Granadeiro; os promotores de Justiça Alexandre César Teixeira (secretário-geral em exercício), que fez a leitura do termo de posse; Cristiana Vasconcellos, secretária de Planejamento; Amadeus Lopes, promotor de Justiça convocado para o CPJ; e Ricardo Alex Lins, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, além de familiares dos empossados e servidores da instituição.
www.valentciapb.com.br – Por MP (PB)