Magna comemora homologação de Monte-Mor e, em nome de Cal, parabeniza todos os Potiguara

A prefeita constitucional de Rio Tinto, Magna Gerbasi, participou, na tarde desta sexta-feira (27), da comemoração da homologação da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor.

 

A Terra Indígena (TI) Potiguara de Monte-Mor, localizada nos municípios de Rio Tinto e Marcação, na Paraíba, teve sua demarcação homologada nesta quarta-feira (4), após assinatura de decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A área, com 7.530 hectares, abriga 5.799 habitantes do povo Potiguara e marca um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas no estado.

 

De acordo com dados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o local abriga seis aldeias.

 

A homologação da TI Potiguara de Monte-Mor reconhece o direito ancestral dos Potiguara sobre o território e reforça a importância da preservação ambiental.

 

O processo de demarcação da TI começou em 2001 com a formação de um Grupo Técnico, seguido pela publicação do relatório em 2004. Em 2007, foi emitida a portaria declaratória e, em 2009, a Funai fez a demarcação física dos limites.

 

Autoridades presentes: Cacique-Geral do Povo Indígena Potiguara da Paraíba, Sandro Gomes; Cacique de Mont-mor, Claudecir Braz; Pajé do Povo Indígena Potiguara, Josecy; Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi; o ex-prefeito de Rio Tinto, Marcus Gerbasi; o procurador federal, José Godoy; a presidenta da FUNAI, Joênia Wapichana, a Prefeita de Marcação, Eliselma Silva; a prefeita eleita de Marcação, Elis Oliveira.

“Hoje é dia de celebrar essa conquista tão esperada, tão aclamada por esse povo guerreiro, pelo povo indígena Potiguara. Nossa gestão sempre esteve ao lado desta gloriosa luta, sempre apoiando todas as demandas. Vamos comemorar juntos a tão sonhada homologação da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor”, destacou a prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por CCOM

 

 

 



Publicidades