Lula deve anunciar Lewandowski como ministro da Justiça nos próximos dias
Expectativa é de que o presidente oficialize o magistrado aposentado do Supremo Tribunal Federal na vaga de Flávio Dino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, até o fim desta semana, o nome do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública.
Segundo fontes consultadas pelo Correio, a previsão é de que o atual titular da pasta, Flávio Dino, oficialize sua saída do cargo na sexta-feira e, logo em seguida, Lula confirme o convite a Lewandowski.
Dino, por sua vez, auxiliará o sucessor na transição e, na segunda quinzena de fevereiro, assumirá a cadeira de ministro do STF.
Dino diz que não foi consultado por Lula sobre substituto na Justiça
Disputa aberta para suceder Dino no Ministério da Justiça
Cotado para assumir Justiça, Lewandowski vai se encontrar com Lula
Na segunda-feira, Lewandowski se reuniu com Lula para discutir os detalhes do convite. O ponto de desacordo é em relação ao cargo de secretário-executivo da Justiça. O ministro aposentado do STF quer autonomia para nomear uma pessoa de sua confiança. O presidente, por sua vez, tem interesse em manter o atual ocupante da função, Ricardo Cappelli.
No evento de segunda-feira — Democracia Inabalada, que marcou um ano dos atos golpistas —, Dino reforçou que Lula deve apontar seu sucessor até o fim da semana.
“O presidente Lula tem uma grande experiência política e administrativa, e é claro que ele está fazendo uma escolha cuidadosa. Creio que, nesta semana, essa transição se conclui”, comentou. “Espero que até o fim desta semana o presidente possa chegar à sua escolha, e qualquer que seja o homem ou a mulher escolhido pelo presidente, terá em mim toda a transparência para mostrar os programas, projetos, as informações, para que haja o principal, que é o serviço de Justiça, de Segurança Pública mais eficiente”, frisou Dino
Aposentadoria
Lewandowski se aposentou em abril do ano passado porque completou 75 anos — idade máxima para ocupar uma cadeira na Corte. Ele entrou no Supremo em 2006, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi sucedido pelo advogado Cristiano Zanin.
Citado para ocupar o Ministério da Justiça, o advogado do Prerrogativas Marco Aurélio Carvalho apontou: “Eu acho que vai ser o Lewandowski (ministro). Se for, tem nosso apoio”, disse à reportagem.
www.valenoticiapb.com.br – Por Correio Brasiliense, Foto: Nelson Jr./SCO/STF)