JACARAÚ/PB
Jacaraú é uma cidade de Estado do Paraíba. O município se estende por 253 km² e contava com 14 431 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 57 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Pedro Régis, Montanhas e Lagoa de Dentro, Jacaraú se situa a 23 km a Sul-Leste de Nova Cruz a maior cidade nos arredores. Segundo o IBGE, atualmente (2020) a população é estimada em 14.450 pessoas.
HISTÓRIA
A região do atual município de Jacaraú era um ponto de pouso dos tropeiros que transitavam entre Mamanguape na Paraíba, e Nova Cruz no Rio Grande do Norte no século XIX. Em torna desta pousada, formou-se um núcleo populacional que foi elevado a distrito da cidade de Mamanguape em 1908 com o nome de Jacaraú. Quem nasce em Jacaraú é jacarauense. O município é administrado (2017-2020), por Elias Costa Paulino Lucas.
Foram feitas várias pesquisas sobre a origem do nome Jacaraú, onde se tornou difícil comprovar a veracidade da historiografia do nome JACARAÚ. Entrevistas feitas com pessoas que viveram nesta região, há mais de 80 anos, e pesquisas feitas em documentos antigos, confirmaram as seguintes utopias: No início, os pioneiros vinham com o objetivo de buscar nesta região, um fruto muito conhecido pelo nome de JARACATIÁ (Tupi Yarakati’a), ou seja, planta da família das caricáceas (Jacaratia spinosa), mamoeiro-do-mato, que poderia ser conhecido como região de Jaracatiá. Este fato pode ter levado a origem da utopia do nome Jacaraú, por ser predominantemente da origem conhecida pelos indígenas de Jaracatiá. Como a população achava que com a extinção dos mamoeiros não havia mais sentido manter esse nome na Vila, por conta deste fato natural, acharam melhor mudar para Jacaraú, nome atual.
Segundo informações de vários moradores desta cidade e de outras cidades vizinhas, a Vila do Jacaré, como era conhecida a Vila de Jacaraú, teria vários motivos para que os pioneiros que por aqui passaram – e outros que aqui ficaram, sempre de uma forma mais objetiva e até um pouco preconceituosas –, procurassem desvincular quaisquer nomes indígenas da Vila ou da cidade, mostrando a total falta de respeito que estes “pioneiros” tinham com as civilizações que já viviam nesta região, antes do negro e do branco, considerados civilizados, onde só trouxeram destruição, isto é, genocídio, para quem, na realidade era dono desta região. Existia uma lagoa no centro da Vila que ficou bastante conhecida devida o fato de existir na mesma, muitos jacarés. Por isso, seu primeiro nome era Vila do Jacaré.
Jacaraú que era conhecido como Distrito de Mamanguape passou a ser cidade através da Lei 2604/61 e sancionado no dia 30 de janeiro de 1961 através do então Governador Pedro Godin, no período de 2 de fevereiro de 1962 a cidade foi administrada por um interventor até 11 de novembro de 1962. Seu 1º Prefeito Constitucional em 1962 foi Pedro Régis da Silva. Trecho retirado do Livro História de Jacaraú. Autor: Profº. Peron Bezerra Pessoa.