Imposto zero de etanol americano só aumenta lucro das distribuidoras

Jogada permitirá às distribuidoras pagar menos pelo etanol a fim de aumentar seus lucros, mas não diminuirá o preço na bomba

 

A jogada de zerar imposto de importação de etanol dos Estados Unidos, adotada pelo governo federal, permitirá às distribuidoras pagar menos pelo etanol a fim de aumentar seus lucros, mas não diminuirá o preço na bomba. A medida prejudica a indústria nacional, que paga impostos e emprega centenas de milhares de trabalhadores. Foi obtida pelo lobby bilionário das distribuidoras/atravessadoras que passaram a adquirir usinas em São Paulo e agora tentam fragilizar concorrentes do Nordeste.

 

Sem escrúpulos

 

O jogo bruto e sujo das distribuidoras inclui a entrada do etanol dos EUA no Brasil pelos portos do Nordeste e em plena safra na região.

 

Caminho das pedras

 

O desafio agora é identificar o “caminho” percorrido pelos lobistas das distribuidoras até arrancar a decisão do governo Bolsonaro.

 

Crime de lesa-pátria

 

Imposto zero para etanol dos EUA chega a ser um crime contra o País, na medida em que fragiliza a indústria e cancela milhares de empregos.

 

Toma lá sem dar cá

 

Lobistas fizeram o Brasil ignorar a rega da negociação bilateral: zerou o imposto do etanol, mas os EUA zeraram taxação a produtos brasileiros.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Cláudio Humberto, Diário do Poder



Publicidades