Idoso tinha tanque da 2ª Guerra em casa e caso vai à Justiça

Intrigadas, autoridades alemães divergem sobre qual penalidade será adotada

 

Há pessoas que costumam ter o hábito de guardar objetos antigos em casa, mas um aposentado de 84 anos surpreendeu a justiça alemã ao armazenar em seu porão nada menos que um tanque da 2ª Guerra Mundial, uma arma antiaérea e um torpedo. Diante da história inusitada, as autoridades do país estão confusas sobre como proceder e quais penalidades devem ser aplicadas ao “colecionador”.

 

Em audiência na segunda-feira (26) na cidade de Kiel, as autoridades tentaram decidir se a coleção militar violava a Lei Alemãde Controle de Armas de Guerra. Promotores e advogados de defesa negociam possíveis punições, e uma multa que pode chegar a 500 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 3 milhões.

 

O segredo do aposentado foi descoberto em 2015, e foram necessários 20 soldados do exército para remover os objetos da casa, localizada na cidade de Keikendorf. Somente para retirar o tanque Panther, que estava sem pneus, o exército levou quase nove horas.

 

Historiadores acreditam que este era o mais eficiente veículo usado pelas tropas alemãs na 2ª Guerra.

 

A defesa alega que o tanque foi comprado como sucata e que diversas armas não funcionam mais. Os promotores, por sua vez, afirmam que parte das armas ainda possuem bom funcionamento.

 

A objetivo dos advogados do “colecionador” é minimizar a multa para 50 mil euros, o equivalente a R$ 300 mil, segundo o jornal Die Welt. A decisão final acerca do caso deve ocorrer em agosto deste ano.

 

Foram necessários 20 soldados do exército e 9 horas de operação para retirar o tanque do porão do aposentado.

 

www.valenoticiapb.com.br – Com Thamirys Andrade – Pleno.News



Publicidades