Eleições 2020: para quais cargos os candidatos estão concorrendo?

De dois em dois anos o povo brasileiro vai às urnas para exercer o direito do voto e 2020 é uma dessas ocasiões. Nos dias 15 e 29 de novembro os cidadãos vão votar nas eleições municipais, mas você sabe quais os cargos que estão em disputa? Diferentemente da última corrida eleitoral que aconteceu no Brasil em 2018 – quando o eleitor teve que votar para presidente, deputado federal, deputado estadual, senador e governador – dessa vez os eleitores terão de escolher apenas um prefeito com vice-prefeito e um vereador.

Os candidatos à eleição são diferentes em cada um dos 5.570 municípios brasileiros e no dia 15 de novembro os mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar vão escolher dois representantes. O número dos candidatos a vereador tem cinco dígitos, enquanto o (a) candidato a prefeito (a) juntamente com o (a) vice são representados por um número de dois dígitos.

QUAL A FUNÇÃO DO VEREADOR

Vereadoras e vereadores formam o poder legislativo do município, ou seja, são os representantes do povo que têm a função de propor e votar leis, fiscalizar as ações do poder executivo, bem como alertá-lo sobre necessidades da população, estimulando a solução por meio de providências que podem ser adotadas pelo prefeito.

QUAL A FUNÇÃO DO PREFEITO

O prefeito, por sua vez, assume a função de chefe do poder executivo do governo local do município, ou seja, o prefeito e o vice-prefeito atuam diretamente na administração da cidade, fazendo toda a gestão de obras, verba, manutenção e promoção de serviços públicos. Além disso o prefeito sanciona leis aprovadas na câmara dos vereadores. O vice-prefeito assume a posição do titular momentânea em caso de ausência do prefeito.

ELEIÇÕES 2020

A corrida eleitoral de 2020 é uma eleição atípica por conta da pandemia da Covid-19 e de leis sancionadas em 2019 que promovem uma reforma eleitoral. A pandemia do novo Coronavírus foi responsável por alterar o calendário eleitoral que tinha o pleito marcado para 4 e 25 de outubro – primeiro e segundo turno respectivamente.

Já a Reforma Eleitoral sancionada em 2019 por meio da Leis nº 13.877 e 13.878 mudou outras características adotadas a partir do atual processo eleitoral, como a elaboração e entrega da prestação de contas de candidatos e de partidos políticos e na atualização do limite de gastos de campanha para prefeito e vereador, entre outros pontos. Fonte: E+B Educação | Igor Anthony



Publicidades