Dia dos Povos Indígenas: Brasil tem nove prefeitos e 205 vereadores indígenas nos Municípios
Na última eleição municipal, em 2020, nove prefeitos e 205 vereadores indígenas foram eleitos nos Municípios brasileiros. Uma verdadeira representatividade da população brasileira nos cargos políticos em todos os níveis de governo é um ponto importante para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que destaca o tema neste 19 de abril, dia em que se celebra, pela primeira vez, o Dia dos Povos Indígenas.
A data – antes chamada Dia do Índio – sofreu mudança para reconhecer a individualidade de diferentes etnias dos povos originários e suas especificidades. Atualmente, o termo índio é considerado generalista e estereotipado, sendo correto usar a palavra “indígena”, que significa “natural do lugar que se habita” ou “originário, aquele que está ali antes dos outros”.
Dos 9 prefeitos indígenas, apenas uma é mulher: a prefeita do Município de Marcação, na Paraíba (PB), Eliselma Silva de Oliveira, mais conhecida como Lili, da etnia Potiguara. Antes de assumir o cargo, a prefeita, que é enfermeira, trabalhou no Programa Saúde da Família (PSF) em diversas aldeias do Município e também como professora. Entre os vereadores, de 205 apenas 28 são mulheres.
No último Censo Demográfico, em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 896.917 indígenas no País. Os dados do Censo 2022 ainda não foram divulgados.
www.valenoticiapb.com.br – Por Agência CNM de Notícias, com informações da Famup, Foto: Edgar Kanaykõ/ Cobertura colaborativa – Apib