Criadores de Pedro Régis tem até 31 de Maio para vacinar o rebanho contra febre aftosa
A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa destinada a todos os bovinos e bubalinos (búfalos), na Paraíba segue até o dia 31 de maio. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), os criadores que não estão com o cadastro atualizado, devem comparecer a um escritório da Defesa Agropecuária e fazer a regularização antes da compra da vacina.
Para vacinar os animais com dose de 2 ml, o criador de Pedro Régis deve procurar as casas veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Sedap e comprar a vacina. Depois de vacinar o rebanho, deve fazer a declaração na Secretaria Municipal de Agricultura. Em caso de dúvidas no processo de vacinação, deve procurar os escritórios no interior do Estado, ou ligar para 3214-5492, ou 9.9404-2612 (Toinho das Cadeiras).
A vacinação com dose de 2 ml é obrigatória e deve ser declarada nos escritórios da Defesa Agropecuária ou de forma virtual pelo site: www.sedap.pb.gov.br ou email: [email protected]. Após o prazo, os criadores terão 10 dias para comprovar a vacinação, a fim de evitar sanções e multas e poder transitar livremente dentro do Estado com o seu rebanho.
A meta do Governo do Estado é vacinar 90% do rebanho em território paraibano. A Paraíba já possui o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O objetivo agora é conseguir o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
www.valenoticiapb.com.br – Com site da Prefeitura de Pedro Régis, com informações de reporterpb.com.br