Audiência Pública, proposta pelo Deputado Eduardo Brito, sobre o Porto de Águas Profundas, será nesta segunda (10)
Caso o projeto seja concretizado o Estado da Paraíba gerará 30 mil empregos diretos
É grande a expectativa para esta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa da Paraíba. É que através de uma propositura do Deputado Estadual Dr. Eduardo Brito (Solidariedade) acontecerá uma Audiência Pública para tratar do projeto do Porto de Águas Profundas, para a Região do Vale do Mamanguape (PB).
O evento importante irá acontecer no Plenário José Mariz, em João Pessoa e será transmitido pelo Sistema Virtual da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba; TV Assembleia – Canal 8.2 – Canal do Youtube: Legislativo PB.
Para a referida Audiência Pública o convite está sendo feito pelo Deputado Eduardo Carneiro, Presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, do Legislativo Estadual.
Em contato com o valenoticiapb, o Deputado Eduardo Brito, autor da Propositura, comentou que o projeto será uma das saídas para alavancar a economia do Estado.
Sobre o “Porto de Águas Profundas da Paraíba”
O ‘Complexo Industrial Portuário da Paraíba’ é discutido desde os anos 90 e se sair do papel, deverá ser instalado em Mataraca, há 100 km da Capital, no Litoral Norte, e deverá gerar 30 mil empregos diretos no Estado. O empreendimento, segundo informações, tem um custo estimado de R$ 4,2 bilhões, deverá ocupar uma área de 10 mil hectares
Os defensores da ideia pontuam que entre os fatores favoráveis à instalação do equipamento em Mataraca está à localização da cidade, equidistante de João Pessoa e Natal, perto da BR-101 e em área com sistemas de energia limpa e gás encanado. Mataraca tem um parque eólico chamado “Vale dos Ventos”, com capacidade de gerar 48 Megawatts (MW) de energia com 60 aerogeradores.
No dia 15 de julho de 2021, a Famup se reuniu com o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), para pedir apoio. Naquela oportunidade, o gestor disse que iria analisar o projeto e solicitar um estudo técnico sobre a viabilidade das obras.
Entusiasta
Um dos entusiastas para se concretizar a instalação do Porto de Águas Profundas é o Prefeito do Município de Mataraca (PB), Egberto Madruga. Ele tem ‘batido em várias portas’, pedindo apoio para que o projeto saia do papel.
Uma das suas viagens importantes foi visitar, no mês de julho de 2021, o Porto Pecém, um dos grandes terminais portuários do Brasil, no Estado do Ceará.
Naquela visita o Prefeito Egberto foi recebido por Danilo Cerpa, Diretor do Porto do Pecém, da época, e Rebeca, uma das diretoras.
Fez parte da comitiva do Prefeito de Mataraca, o então deputado Moacir, o Professor Fernando Perazzo (UFPB), Moisés (Guaraves), do vice-prefeito Felipe, do Vereador Josivan e do Empresário Floriano Bezerra.
Convite
A direção do site www.valenoticiapb.com.br recebeu o convite e através de Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683, cobrirá a Audiência Pública, na Assembleia Legislativa.
Deputado Eduardo Brito (SD), autor da Propositura da Audiência Pública
Caso seja concretizado o projeto, o Porto será construído neste local (acima), em Mataraca (PB). O valenoticiapb visitou o local
Prefeito Egberto Madruga, no Porto do Porto do Pecém, no Ceará
Comitiva da Paraíba é recebida no Pecém, em julho de 2021
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, DRT-PB, Nº 683 (texto, fotos e edição)