Árvore da espécie Tambor tem chamado atenção em Mamanguape (PB)
Ela está sem folhas, e segundo moradores, oferecendo risco a vida de muita gente que passa no local
Uma árvore, com várias décadas de nascimento, da espécie Tambor tem chamado atenção das pessoas que passam por perto dela, defronte ao antigo Sombreiro, na BR 101, Mamanguape (PB), no Litoral Norte do Estado. Ela tem uns 15 metros de altura e está com aspecto de uma árvore comprometida, podendo oferecer muito perigo, caso ela venha a cair.
O local que se encontra a árvore é bastante movimentado, com parada de ônibus escolares, ônibus interestaduais e de veículos alternativos.
A referida arvore merece uma avaliação urgente pelos órgãos ambientais já que segundo alguns moradores locais o vegetal está comprometido e possivelmente oferecendo perigo, caso venha a cair.
Vale ressaltar que a árvore tambor caduca (imagem abaixo) também está bem próxima de uma fiação elétrica.
Sobre a árvore, conforme pesquisa na internet:
“Sim, é normal que as árvores percam as folhas, principalmente no outono, como uma estratégia de proteção contra o frio e para reduzir o gasto de energia.
No entanto, a queda das folhas pode acontecer antes do tempo, por causa de stress térmico ou hídrico. As árvores conseguem perceber a seca pelas raízes.
Para saber se uma árvore está morrendo, pode-se verificar se os galhos são verdes e flexíveis. Outra forma é raspar a casca da árvore com uma faca ou a unha e verificar se a camada verde por baixo está úmida. Se estiver marrom e seca, o galho está morto.”
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, foto e edição)