Arquidiocese da Paraíba Anuncia Nomeação de Novo Bispo Auxiliar
Na manhã da quarta-feira dia 08 de outubro, no salão nobre da cúria metropolitana. Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, fez um pronunciamento oficial sobre a nomeação do padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, pertencente ao clero da diocese de Caicó (RN), como Bispo titular de “Fata” e bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba. Padre Alcivan, que atualmente exerce suas funções como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó (RN), tem 51 anos de idade.
O anúncio foi recebido com grande alegria por toda igreja particular da Paraíba, e Dom Manoel Delson expressou sua gratidão pelo ato do Papa Francisco em atender ao pedido de nomeação, bem como pelo empenho do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro.
Em suas palavras, Dom Delson destacou a importância da nomeação de um Bispo Auxiliar para a Arquidiocese da Paraíba, uma vez que a região apresenta desafios significativos devido à sua extensão e diversidade de pastorais e movimentos. Ele enfatizou que a presença de um Bispo Auxiliar trará mais esperança ao povo e melhorará o atendimento às paróquias.
Dom Delson também agradeceu ao Mons. Alcivan por aceitar a missão de auxiliá-lo no cuidado pastoral do Povo de Deus da Arquidiocese da Paraíba. Reconhecendo o gesto de generosidade da Diocese de Caicó, que permitiu que o padre Alcivan se unisse à Igreja da Paraíba como Bispo Auxiliar, Dom Delson expressou sua gratidão pela dádiva que Deus oferece à Arquidiocese e manifestou sua alegria na recepção do novo membro do episcopado.
O padre Alcivan terá um período de três meses para se preparar para sua Ordenação Episcopal, e sua apresentação oficial à Arquidiocese da Paraíba ocorrerá após a Sagração Episcopal. Essa nomeação é vista como um passo significativo para fortalecer a presença e a ação da Igreja Católica na região da Paraíba e promover o bem-estar espiritual de sua comunidade. A Presidência da CNBB enviou uma saudação ao Bispo eleito, demonstrando apoio e solidariedade neste novo capítulo de sua missão episcopal.
Informações Biográficas
Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo.
Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996. A ordenação presbiteral foi no dia 1º de fevereiro de 1997.
Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo cursado a formação entre 2009 e 2012.
Na diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars; e diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Fez parte como membro: do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral; da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras; e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.
Em sua atuação pastoral, desempenhou as funções de vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (1997); reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998); administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998); pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nava (RN) (1999-2002); presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007); pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009); administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012); pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023).
Abaixo o agradecimento do Mons. Alcivan.
Caicó-RN, 08 de novembro de 2023.
““E [Pedro]: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.”
Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas!”” (Jo 21,17)
Estimados irmãos e irmãs todos em Cristo Jesus, o Bom Pastor, especialmente, da minha originária Diocese de Caicó, bem como da particular Igreja Arquidiocesana da Paraíba.
Gostaria de saudar de modo respeitoso aos Ex.mos Rev.mos Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz,OFMCap e Dom Antonio Carlos Cruz Santos, msc, Arcebispo da Paraíba e Bispo da Diocese de Caicó, respectivamente. Estendo minha afetuosa saudação aos meus irmãos Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Missionários, e a vastidão de leigos que compõem estas duas Igrejas Particulares.
No último dia 23 de outubro, a Nunciatura do Brasil entrou em contato comigo para anunciar que o Santo Padre o Papa Francisco estava me elegendo Bispo da Diocese de Fata e Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba. Depois de me colocar aos pés da Cruz, invocar o Espírito Santo Paráclito, nosso Advogado e Defensor, examinar minha consciência e o meu coração, ouvido o meu Bispo Diocesano em razão de um melhor discernimento, em atitude fiel, obediente à vontade de Deus e filial à Santa Mãe Igreja, em comunhão com o Santo Padre, coloquei-me à disposição como servidor do Reino de Deus, na Sucessão Apostólica.
Entendo tudo isto como chamado e vontade de Deus e desejo na oferta de minha vida, através da plenitude do Sacramento da Ordem, vivê-lo com o intuito de configurado a Cristo, o Bom Pastor, Servo e Humilde, como resposta de amor, apascentar as ovelhas que o Senhor me confiar, neste presente momento como Bispo Auxiliar da Arquidiocesana Igreja da Paraíba.
Para mim, é motivo de alegria estar como auxiliar de Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, e compartilhar com ele a missão de ensinar, santificar e reger o Povo de Deus da nossa porção que peregrina na Igreja de João Pessoa. Com Dom Delson pude estar muito próximo em seu pastoreio aqui na Diocese Caicó, confiando-me inclusive a função de Vigário Geral da Diocese. Pretendo, pois, neste mesmo espírito de confiança, fraternidade, colegialidade e sinodalidade contribuir, agora como seu Bispo Auxiliar, e dividir com ele os empenhos e a missão do pastoreio às verdes pastagens do Reino do Deus.
Peço as orações de todos por esse novo momento de meu ministério ordenado, na vivência deste 3º Ano Vocacional do Brasil, suplicando ao Senhor que continue enviando operários para sua messe. Pelo sim dado ao Senhor, nossos corações continuem ardendo e se comprometendo na missão de anunciar o Cristo, aquele que passou pela Cruz, mas que vive eternamente, e nos confia a continuidade de sua obra redentora e salvadora.
Confio-me àquela que é a primeira discípula, a Sempre Virgem Maria, Nossa Senhora das Neves, filha bendita de Sant’Ana e São Joaquim, a Corredentora da humanidade, a Estrela da Nova Evangelização, a Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, que interceda e me tenha sempre muito próximo do seu Coração Imaculado e do Coração do Seu amantíssimo Filho e Senhor Nosso, Jesus Cristo.
Suplico que se derrame sobre todos nós a bênção do Deus, rico em bondade e misericórdia, Pai + Filho + Espírito Santo.
Mons. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo
Bispo Eleito Titular de Fata e Auxiliar da Paraíba.
www.valenoticiapb.com.br – Por Assessoria de Comunicação