A audiência da AIJE para tratar de possível candidatura fictícia não aconteceu ontem (22) em Mamanguape (PB)

O Partido Republicanos está sendo investigado e caso seja constatado candidatura fictícia o partido perderá 5 vereadores da Câmara

 

A tão esperada audiência da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), prevista para as 11h, de ontem (22), na Justiça Eleitoral de Mamanguape (PB), não aconteceu. Oficialmente a reportagem do valenoticiapb não sabe o motivo, mas a rumores de que houve um lapso na convocação de advogados das partes interessadas.

 

O autor da AIJE é o ex-vereador Crisanto Cavalcante de Farias e o principal investigado é Kattarina Araújo da Silva, ela que teve candidatura registrada no DRAP do Partido Republicanos.

 

No conteúdo do processo, uma das narrativas fáticas de Crisanto Cavalcante de Farias, também candidato no pleito de 2020, diz que ‘constatou que a candidata “Kattarina Araújo”, durante o pleito eleitoral, não estava efetivamente concorrendo ao pleito’.

 

Conforme o resultado da eleição de 2020, no Município de Mamanguape (PB), divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral, a candidata ‘Kattarina Araújo’, de número 10003, obteve 6 votos.

 

O processo tem como assunto principal o percentual de gênero, candidatura fictícia.

 

Segundo a petição de Crisanto Cavalcante de Farias que faz parte do processo da AIJE, o Partido Republicanos apresentou a lista de seus candidatos, a eleição proporcional, a Justiça Eleitoral, no dia 18 de setembro de 2020, formada por 11 homens e 05 mulheres, quantidade que preencheu o percentual mínimo de 30% de candidaturas do sexo feminino.

 

Depois de toda apuração por parte da Justiça Eleitoral, caso possa ter havido fraude à cota de gênero (candidatura fictícia), cinco, dos 13 vereadores da Câmara de Mamanguape, eles pertencentes ao Partido do Republicanos poderão perder os mandatos.

 

Os vereadores do Republicanos são: Antônio Máximo da Silva Neto (Neto da Saúde), Carlito Ferreira da Silva Filho (Carlito de Pitanga), Luiz Cornélio da Silva Júnior (Júnior da Padaria), Edmilson de Paula Pinto (Irmão Mica) e Diego de Medeiros Peixoto Toscano Lyra (Diego Peixoto).

 

 

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo (texto e edição)

 

 



Publicidades