Pedro Régis e Lagoa de Dentro realizam I Conferência Intermunicipal Popular de Educação
Evento registra a participação dos municípios na Conferência Nacional Popular de Educação 2022
As Secretarias Municipais de Educação de Pedro Régis (Smeduc) e de Lagoa de Dentro (SMLD) realizaram na tarde dessa quarta-feria, 13, a I Conferência Intermunicipal Popular de Educação. O evento fez parte da Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape), do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em parceria com a 14ª Gerência Regional de Mamanguape, transmitido via plataforma digital e contou a participação de mais de 100 profissionais.
Com o lema: “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, profissionais da educação dos municípios do Vale do Mamanguape debateram na Conape temas importantes como: Educação pública, popular e gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública (da Educação Infantil até a pós-graduação).
O tema geral foi organizado em VI eixos temáticos, consolidando o Documento Base da Conferência – Manifesto dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras: em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação -, referência para as discussões.
Ao eixo temático, somaram-se questões problematizadoras que orientaram os debates das etapas preparatórias, no intuito de agregar questões e proposições locais com repercussão nacional. Pedro Régis e Lagoa de Dentro debateram o eixo IV: valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
Com palestra da coordenadora da 9ª Regional da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação do Estado da Paraíba (UNCME/PB) professora Joelma Rolim e exposição das proposituras feitas pela supervisora escolar da SMLD, professora mestra Susana Gomes.
A Conape é espaço de diálogo permanente com fóruns organizados nacionalmente. Congrega 40 entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, organizados a partir de uma (01) Coordenação Executiva e três (03) comissões, e tem o objetivo de mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todos, todas e todes, a fim de consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no País.
www.valenotiiapb.com.br – Por Ascom, Pedro Régis com informações fnpe.com.br