MATARACA – PB
Mataraca é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Mamanguape-Rio Tinto. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2020 sua população era estimada em 8.539 habitantes. Área territorial de 174 km².
Municípios limítrofes
Ao norte: Canguaretama (RN) e Baía Formosa (RN)
Ao sul: Rio Tinto e Baía da Traição
Ao leste: Oceano Atlântico
Ao oeste: Mamanguape
Distância até a capital João Pessoa, 85 Km
Fundação: 17 de junho de 1963
Administração: Egberto Coutinho Madruga (PTB 2017-2020)
Área total 174,398 km²
O legislativo é composto por 11 vereadores.
Mataraca teve sua história sempre ligada a Mamanguape, da qual fazia parte. Participou do apogeu desta quando Mamanguape era o centro do comércio do estado. Tudo começa com a instalação do "Sítio Mataraca", que era grande produtor de cana-de-açúcar e algodão.
A primeira capela foi construída com dinheiro arrecadado por uma freira missionária, que se instalou no mesmo local onde hoje se encontra a igreja matriz.
Dentre as manifestações populares estão a "Festa do Padroeiro Bom Jesus", que é comemorado com nove noites festivas, a partir do dia 23 a 31 de dezembro, levando milhares de fieis as ruas, e a tradicional "Festa de São Sebastião", que acontece durante o mês de janeiro. No dia 17 de junho é comemorado a emancipação política do município.
Dentre os minerais valiosos presentes no subsolo mataraquense, o que mais se destaca é o titânio, cuja extração ocorre no nordeste do município, na mina conhecida como Guaju. A exportação do titânio (Ilmenita) produzido em Mataraca vai principalmente para os Países Baixos, através do Porto de Cabedelo.