Botafogo-PB goleia Manaus-AM e assume liderança na Série C
Reencontrando o bom futebol, o Botafogo-PB venceu e convenceu na noite deste sábado. Em jogo válido pela sétima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o alvinegro da estrela vermelha bateu o Manaus-AM pelo placar de 4 a 1. Com a construção do saldo de gols, a equipe que tem os mesmos 11 pontos do Paysandu-PA, assume a ponta da tabela.
Com chuva, os primeiros minutos da partida foram frio e pouco criativo. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, a esperança de gols do Belo, Welton, sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído por Esquerdinha. Após a entrada do meio campista, o Botafogo-PB começou a encaixar uma forma de ser ofensivo e manter a segurança na defesa.
Aos 16 minutos, os donos da casa chegaram pela primeira vez com Juninho, pelo meio, que mandou a bola por cima do gol. Pouco depois, já aos 22 minutos, Esquerdinha recebeu de Gabriel Araújo e bateu forte, de primeira, no meio do gol do goleiro Renan Rocha para abrir o placar no Almeidão. O primeiro gol do meio campista com a camisa do Belo na temporada.
Após o gol, o Manaus-AM tentou reagir adiantando as linhas. O Botafogo-PB, por outro lado, manteve segurança na defesa e aproveitou os contra-ataques em velocidade para tentar ampliar o placar. Esquerdinha e Éderson ainda tentaram, mas o primeiro tempo acabou com o placar mínimo.
No retorno do segundo tempo, João Diogo tentou empatar para o amazonense com um chute de dentro da área. O goleiro Lucas, bem no lance, fez a defesa. A pressão dos visitantes não durou muito tempo. Aos três minutos, de fora da área, Esquerdinha quase fez o segundo, parando apenas em Renan Rocha, goleiro do Manaus-AM, que colocou a bola para escanteio. No lance seguinte, aos quatro minutos, Gabriel Araújo cruzou no primeiro pau, Willian Machado subiu mais alto que todo mundo e, de cabeça, marcou o segundo gol do Belo.
O Manaus-AM tentou responder com Dudu Mandai aos 10 minutos, mas parou em Sávio. Já aos 13, o lateral-esquerdo da equipe visitante conseguiu cruzar a bola na área, o goleiro Lucas saiu mal e, aproveitando a falha, Edvan só empurrou para o fundo das redes do Botafogo-PB, diminuindo o placar para 2 a 1.
Após o gol, o alvinegro se manteve seguro na defesa e aproveitando os contra-ataques para ampliar o placar. Aos 23 minutos, o camisa 9 do Belo estreou mostrando a que veio. Gabriel Araújo cruzou na cabeça de Éderson que, de cabeça, deixou Renan Rocha apenas olhando. 3 a 1 para o Belo. O Manaus-AM buscou a reação, mas não acertou na pontaria com João Diogo.
Já aos 31 minutos, em mais um bom cruzamento de Gabriel Araújo, Daniel Felipe aproveitou o rebote após Fred bater forte no travessão e só empurrou para o gol, dando os números finais a partida.
Com o resultado, o Botafogo-PB assegura a primeira colocação no Grupo A e vai assegurando a vaga no G-4 da primeira fase da competição. Enquanto o Manaus-AM, mesmo com o resultado negativo, vai dormir ainda na fase de classificação. Para seguir o sonho do acesso, o Belo visitará a Jacuipense-BA às 16h, no próximo domingo, em jogo no Estádio Valfredão.
Ficha técnica
Botafogo-PB 4 x 1 Manaus
Campeonato Brasileiro da Série C 2021
Grupo A – 7ª rodada
Estádio: Almeidão (João Pessoa)
Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha (RJ); Diego Luiz Couto Barcelos (RJ), Rafael Gomes Rosa (RJ)
Gols: Esquerdinha, Willian Machado, Éderson, Daniel Felipe (B) Edvan (M)
Cartões Amarelos: Willian Machado, Pablo (B); Vanílson (M)
Botafogo-PB: Lucas, Fred, Daniel Felipe, Willian Machado, Sávio, Pablo (Marcos Aurélio), Juninho (Gabriel Yanno), Gabriel Araújo; Welton (Esquerdinha), Luã Lúcio (Gabriel Costa) e Éderson (Juba). Técnico: Gerson Gusmão.
Manaus-AM: Renan Rocha, Edvan, Marcelo Augusto, Thiago Spice, Dudu Mandai, Vinícius Barba, Márcio Passos (Guilherme Amorim), Allan Dias (João Diogo), Marcelinho (Phillip), Anderson Paraíba (Marcão), Vanilson (Rafhael Lucas). Técnico: Marcelo Martelotte.
www.valenoticiapb.com.br – Com Vozdatorcida, Foto: Guilherme Drovas