Jacaraú (PB) rejeita o parecer prévio do TCE/PB e aprova contas do prefeito Elias Costa (PDT)
Segundo o Prefeito Elias Costa (PDT) a reprovação de suas contas por parte do TCE/PB, se deu por conta de débitos junto ao IPAM
A Câmara Municipal de Jacaraú (PB), “Casa Miguel Fernandes Lisboa”, aprovou na manhã de hoje (26), as contas do Poder Executivo do município, referentes ao Exercício Financeiro de 2017, rejeitando o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), emitido no processo nº TC-06162/18. Foram sete votos a favor das contas do Prefeito Elias da Costa Paulino Lucas, e dois contra.
Ao abrir a 4ª Sessão Ordinária Plenária, o Presidente do Poder Legislativo, Vereador Sérgio Alves de Carvalho – “Sérgio Carvalho” – (PT), deu boas vindas a todos os vereadores e convidou o 1º Secretário da Mesa Diretora, Vereador Peron Bezerra de Souza Filho – Peron Filho (PDT) para fazer a leitura da ordem do dia.
O Vereador “Peron Filho” ainda fez a leitura da avaliação das comissões das contas do Exercício 2017 da gestão do Prefeito “Elias Costa” (PDT). Em seguida o Prefeito teve o tempo de 15 minutos para apresentar a sua defesa.
Prefeito Elias Costa
Segundo o Prefeito Elias Costa, a reprovação das contas do Exercício 2017, se deu por conta do não pagamento integral ao Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM). “Realizamos um parcelamento referente ao período relatado e colocamos em dia os anos de 2018, 2019 e 2020”, assegurou o Prefeito.
O Chefe do Executivo foi sucinto nas suas palavras. Ele assegurou que no primeiro ano de sua gestão (2017) passou por muitas turbulências, com muitas dívidas, mesmo assim assumimos com muita responsabilidade, mas que teríamos que optar o que pagar. “Mesmo com muita dificuldade, mas muita fé, conseguimos cumprir os nossos compromissos e hoje podemos dizer que o período do nosso 1º mandato está quase tudo em dia”, garantiu Elias.
O Prefeito Elias Costa também falou das dívidas de outras gestões. Ele disse que a Prefeitura de Jacaraú deve ao Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), a média de R$ 12 milhões de reais. Ele assegurou que o valor será parcelado e que em breve a Câmara de Jacaraú tomará conhecimento oficialmente.
Para encerrar o Prefeito disse que está honrando com todos os compromissos. “Com muito respeito ao legislativo de nosso município, venho aqui pedir o apoio de todos, para que as contas referentes ao ano de 2017 sejam aprovadas”, disse Elias
Votação das contas 2017
Após a defesa do Prefeito “Elias Costa”, o Presidente, Vereador “Sérgio Carvalho” (PT) colocou em votação o Projeto de Decreto Legislativo que dispõe apreciação do processo eletrônico RC-06161/18, referente à Prestação de Contas do Município de Jacaraú, Exercício 2017.
O Presidente convidou os Vereadores por ordem alfabética para que expressassem seus votos, verbalmente. Todos os Vereadores do Legislativo participaram da votação. Sete Vereadores foram contra o parecer do TCE, e dois foram a favor.
Vereador “Sérgio Carvalho”, Presidente da Câmara
Vereadores participam da votação
Votaram a favor da aprovação das contas e contrário ao parecer prévio do TCE/PB os seguintes Vereadores: Antônio André Corcino – “Veio André” (PSD), Jean Sérgio da Silva – “Sérgio de Monique” (PV), José Valério da Silva – “Zezinho Manu” (PDT), Luiz Valério dos Santos – “Lico do Doro” (PDT), Lucia Maria da Conceição Pessoa – “Luzia do Timbó” (PDT), Peron Bezerra Pessoa Filho – “Peron Filho” (PDT) e Sérgio Alves de Carvalho – “Sérgio Carvalho” (PT).
Votaram pela reprovação das contas do Prefeito Elias Costa, seguindo o parecer prévio do TCE/PB, os seguintes Vereadores: Manoel Gomes Ferreira Filho – “Dindo Braz” (Cidadania) e Odivaldo Francelino de Pontes Filho – “França de Doutor” (Cidadania).
Foto acima, Vereador “Veio André”
Foto acima, vereador “Sergio de Monique”
Foto acima, “Zezinho Manú”
Foto acima, Vereador “Lico de Doro”
Foto acima, Vereadora “Luzia do Timbó”
Foto acima, Vereador “Dindo Braz”
Foto acima, Vereador “França de Doutor”
Foto acima, Vereador “Peron Filho”