Legislativo de Rio Tinto irá realizar Audiência Pública para tratar da dragagem do leito do Rio Mamanguape (PB)

‘Muitas comunidades estão prejudicadas e até correm o risco de desaparecer por conta do assoreamento do leito do rio que não tem como receber a vasão de água das enchentes’, disse um vereador

 

O Plenário da Câmara Municipal de Rio Tinto (PB), na Região do Vale do Mamanguape, Litoral Norte do Estado, recebeu na manhã de ontem (20), engenheiros envolvidos na Implantação da Rodovia PB-033, Rio Tinto/PB a Praia de Campina. A Sessão foi extraordinária e serviu para os responsáveis pela obra prestar esclarecimentos sobre possível aumento de água nas áreas alagadas, próximas as obras, no período invernoso.

 

A presença dos engenheiros agradou a todos os parlamentares, mas o legislativo decidiu realizar em uma data bem próximo uma Audiência Pública para receber os moradores das áreas que possivelmente serão afetados.

 

Ainda na manhã de ontem a mesa diretora do poder legislativo, através da iniciativa do presidente, vereador Sandro Gomes Barbosa – ‘Cacique Sandro’ (PP), providenciou uma documentação para enviar ao governo do estado, solicitando a presença de um representante do executivo estadual, para participar da Audiência Pública e tratar do assoreamento do leito do Rio Mamanguape.

 

A dragagem do Rio Mamanguape foi aprovada no último Orçamento Democrático Estadual e até agora a gestão do governador João Azevedo não iniciou o trabalho que irá beneficiar toda comunidade ribeirinha e parte da cidade.

 

A Audiência Pública que ainda terá um data a ser marcada por conta da disponibilidade de agenda de um representante do governador foi proposta pela vereadora Claudecir da Silva Braz de Melo – Cacique Cal (PP), no decorrer da sessão extraordinária na manhã de ontem (20).

 

No decorrer da sessão extraordinária de ontem o vereador Edson Barbosa do Nascimento – Dr. Edson (PP), um dos mais experientes do Poder Legislativo, disse que o desassoreamento do leito do Rio Mamanguape é uma solução, evitando que a comunidade do Veloso, por exemplo, seja uma das mais prejudicadas. ‘O risco é dobrado, caso não seja feita a dragagem’, disse o vereador.

 

Já a vereadora Valdirene Maria dos Santos Rosas – Valdirene do Sindicato (PP), disse que conforme a experiência de muitos que trabalham no campo, “comunidades que vão ficar prejudicadas e até correm o risco de desaparecer são: Salema de Dentro, Curral de Fora, Veloso, Taberaba, com muito prejuízo para Boa Vista e Rio do Banco”.

 

O engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (D.E.R), Roberto Gomes ao responder perguntas de vereadores, inclusive de Marcos Moura, admitiu que sem a dragagem o risco de alagamento é grande em algumas áreas. “Hoje já existe o risco. O Rio Mamanguape não suporta a vasão das chuvas”, disse Roberto.

 

A implantação da Rodovia PB-033, Rio Tinto/PB a Praia de Campina é uma obra do governo do estado e que está sendo construída pela Empresa IDEAL Infraestrutura e Montagem LTDA.

 

Confira o que disse o presidente da Câmara, Cacique Sandro no final da sessão de ontem (20):

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, N° 683 (texto, foto e edição)

 

 

 

 



Publicidades