PSB sai de maior bloco da Câmara e diverge sobre posicionamentos de Lira contra o governo
Bancada do partido na Câmara enfrenta impasses sobre a relação com o presidente da Casa
A bancada do PSB na Câmara dos Deputados comunicou a saída do maior bloco partidário da Casa. O desembarque foi oficializado nesta segunda-feira (05), antes do início da sessão legislativa, único prazo possível para a medida.
O blocão, formado por legendas de peso como União Brasil e Progressistas, tem o presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) como uma das principais lideranças. A aliança foi firmada Internamente, integrantes da legenda do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, relatam insatisfação da bancada com posicionamentos recentes do presidente da Câmara sobre o governo.
Leia Mais
“Não fui eu que cancelei”, diz Haddad sobre reunião adiada com líderes da Câmara
Milton Leite se apresenta para ser vice de Nunes e congestiona palanque do prefeito
Jovem que ameaçou contratar sniper para matar Lula é alvo de operação da PF
Como já mostrou a CNN, os atritos envolvem a irritação de Lira com a articulação política do Planalto e o recente veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mais de R$5,5 bilhões em emendas parlamentares no orçamento de 2024.
De acordo com deputados ouvidos pela reportagem, a mudança no comando da bancada da sigla também motivou o desembarque. Gervásio Maia (PSB-PB), novo líder do PSB na Câmara, seria mais alinhado ao governo.
Oficialmente, o novo líder tem dito que a saída do partido se deu pela necessidade de mais espaço para a legenda em discussões de plenário, votações e proposição de pautas.
A bancada deve fazer reunião nesta quarta-feira (07) para definir a migração para outro bloco partidário.
www.valenoticiapb.com.br – Por REUTERS/Adriano Machado, Julliana Lopes, Larissa Rodrigues, da CNN