Produzido há mais de 500 anos, vinho indiano surpreende
Tradição da bebida no país vem dos tempos de comando britânico; CNN exibe neste domingo (12), às 19h15, o programa Destination, que mostrará detalhes sobre a Índia
Além de suas tradições milenares culturais, da gastronomia e da espiritualidade, a Índia também tem se tornado famosa pela produção de vinhos. Nashik, cidade do estado indiano de Maharashtra, é a capital do vinho no país.
“Nashik é considerada a cidade onde Rama, divindade hindu, foi em seus anos de exílio, onde um pouco do néctar mítico chamado Soma caiu. É por isso que Nashik hoje é a capital do vinho.”, explica Rajeev Suresh Samant, CEO da Sula Vineyards.
Leia mais
Consumo moderado de vinho remodela flora intestinal e beneficia coração, diz estudo
Produção de vinho da França pode ser reduzida em um terço por efeitos de geadas
Índia tenta transformar Dia dos Namorados em “Dia de Abraçar a Vaca”; veja por que não deu certo
A tradição da produção de vinhos indianos vem de muito tempo. Há 500 anos já havia vinhedos em Caxemira, por exemplo. Sob o comando britânico, bebidas alcoólicas começaram a ser consumidas naquele país.
“Agora, [a produção] está voltando novamente e ficando mais popular. Os vinhos indianos estão sendo bastante consumidos no exterior”, explica Samant.
Ao contrário do que os admiradores de vinho pensam, é possível combinar vinho com comida indiana. “Pelo mundo a comida da região combina com o vinho da região. Não é fácil [harmonizar] com comida indiana mas tem combinações de sucesso.”, explica Karan Vasani, vinicultor-chefe.
Neste domingo (12), às 19h15, a CNN exibe o programa Destination, que mostrará detalhes sobre a cultura indiana.
www.valenoticiapb.com.br – Por Letícia Vidica, da CNN