Vice-campeão de votos para vereador em 2016 não tentará a reeleição este ano em Mataraca (PB)
Enquanto um grande número de vereadores dos municípios brasileiros tenta a reeleição na eleição de domingo, 15 de novembro, três dos nove vereadores da Câmara Municipal de Mataraca (PB), no Litoral Norte do Estado, não concorrerão ao pleito. São eles: Jurandi Calaciano Dantas, Josildo Ferreira de Paiva e Francisco Canidé da Silva (Chico da Barraca).
Sessão Ordinária na manhã de ontem (11)
Os referidos vereadores participaram da Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (11), na Câmara Municipal de Mataraca, mais não disseram o motivo de não ter registrados suas candidaturas para concorrer às eleições deste ano no seu município.
Votação em 2016
Na eleição de 2016, o vereador Jurandi Calaciano, que é desportista no Município de Mataraca, obteve 326 votos, o segundo parlamentar mais bem votado no município. Josildo foi o 7º colocado, com 199 votos e ‘Chico da Barraca’ foi o último, com 166 votos.
A sessão ordinária de ontem (11) foi marcada como despedida de alguns vereadores, mesmo tendo o compromisso com o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020. A emoção tomou conta de todos.
ELEIÇÃO NO BRASIL
São 520.758 candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país. Por causa da pandemia, há novas regras de segurança para a votação no dia 15 de novembro – domingo.
A campanha no Brasil entra na reta final das eleições municipais, com o primeiro turno ocorrendo no domingo, 15 de novembro. Em meio à pandemia, serão escolhidos prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros.
MUDANÇAS
As eleições municipais de 2020 serão as primeiras sem coligações proporcionais. A alteração, definida na reforma eleitoral de 2017, buscava reduzir a fragmentação partidária. Entretanto, 2020 trouxe uma profusão de candidatos a prefeito e vereadores: são 520.758 candidatos, 20% a mais do que na última eleição municipal, em 2016.
COVID-19
Além de mudar a data das eleições municipais de 2020, originalmente previstas para outubro, a pandemia de covid-19 também alterou as regras de segurança na hora da votação. O Plano de Segurança Sanitária, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomenda que, quem tiver febre ou diagnóstico de covid-19 a partir de 14 dias antes do pleito, não deve votar no dia 15 de novembro. Ou seja, a regra passou a valer desde a segunda-feira, 2.
BIOMETRIA DESCARTADA
Para reduzir a possibilidade de contágio, o uso de biometria para a eleição de 2020 foi descartado. O horário de votação vai ser das 7h às 17h (considerando o horário local), sendo das 7h às 10h o horário preferencial para pessoas com mais de 60 anos.
PLEITO EM MATARACA
O Município de Mataraca pertence a 7ª Zona Eleitoral e as eleições serão coordenadas pelo Juiz Judson Kildere Nascimento Faheina. O magistrado é Juiz titular da 55ª Zona Eleitoral, com sede em Rio Tinto. A autoridade foi designada para coordenar as eleições de Mataraca, pela portaria de nº 180/2019, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Portaria do TRE-PB