Corregedoria Eleitoral realiza reunião preparatória com representantes da Imprensa
Reunião preparatória que antecede ao sorteio do guia eleitoral estabelece emissoras geradoras
Na tarde de ontem (26), a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, vice-presidente e corregedora Regional Eleitoral da Paraíba, esteve com representantes das emissoras de Rádio e Televisão locais em reunião preparatória que antecede ao sorteio do guia eleitoral.
Nessa reunião, as emissoras acordaram quais os períodos serão destinados a elas, para gerar o guia eleitoral, e a emissora Rádio Tabajara será geradora de todo o programa eleitoral gratuito, tanto do primeiro quanto do segundo turno.
O prazo para as convenções ocorre do dia 20 de julho a 5 de agosto, e o prazo para as agremiações partidárias realizarem o registro de candidatura vai até as 19 horas do dia 15 de agosto.
Depois do registro de candidatura, com a formação das coligações, das federações, os partidos políticos são colocados no Sistema Horário Eleitoral para sorteio, a ser realizado no próximo dia 19 de agosto, às 10h, no edifício-sede do TRE-PB que estabelecerá a ordem de veiculação da propaganda eleitoral, segundo o tempo destinado a cada coligação, federação ou partido político.
Após o período para o registro de candidatura, a partir de 16 de agosto, toda propaganda legal passa a ser permitida, sendo possível a realização de caminhada, passeata, carreata, distribuir santinhos, propagandas escritas, pedir voto ao eleitor, exceto a propaganda na Rádio e na TV, que só terá início no dia 26 de agosto.
Somente é permitida a propaganda eleitoral prevista na Resolução nº 23.610/2019.
“Muito importante essa reunião com os órgãos de comunicação, com a imprensa da Paraíba, no sentido de que nós disciplinássemos sobre a geração dos programas, e as emissoras, entre si, fizeram a distribuição do horário, para que nós tenhamos um trabalho eficiente e colaborativo. Quero registrar que a imprensa se constitui um órgão importantíssimo em todas as eleições, sobretudo nessas eleições; pretendemos eleições de muita paz e de boas escolhas”, asseverou a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão.
www.valenoticiapb.com.br – Por /alexandredias/, site TRE (PB)