Caminhada em defesa das águas nos Rio Curralinho e Itapecirica conta com nomes importantes

Como o objetivo de interceder a Deus por água e chamar a atenção dos fazendeiros da região para deixar as águas dos Rios Curralinho e Itapecirica fluírem normalmente, aconteceu na tarde de hoje (21), uma caminhada dos moradores das duas comunidades percorrendo parte dos dois afluentes.

 

Conforme as presidentes das Associações, das duas Comunidades, os Rios Curralinho e Itapecirica estão secos por conta do grande número de barragens que estão sendo construídas ao logo do tempo por alguns fazendeiros da região. Conforme as lideres comunitárias, toda a água dos referidos rios está sendo desviadas para as barragens.

 

Ainda conforme as presidentes das Associações locais, não tem água nem para banhar as crianças antes de irem para a escola. Segundo eles, o prejuízo é geral para os moradores das duas comunidades.

 

Segundo Marilene Ambrósio da Silva Melo, Presidente da Associação Rural e Comunitária de Curralinho assegurou quem por falta da água nos rios, 81 famílias estão prejudicadas.

 

Conforme Marilene Ambrósio a luta da Associação em defesa das águas nos rios, vem desde 2013. “Na época só tinha três barragens e numa ação junto ao Ministério Público de Mamanguape os fazendeiros decidiram soltar as águas nos referidos rios”, disse Marilene.

 

Três entidades: Fapema; Associação Rural e Comunitária de Itapecirica e Associação Rural e Comunitária de Curralinho, através das Presidentes Maria do Livramento Barbalho da Silva, Eliete Celestino Silva Azevedo e respetivamente Marilene Ambrósio da Silva Melo.

 

O ato contou com pessoas que defendem o meio ambiente, a exemplo do Frei Roberto, Padre Luiz Couto e tantos outros. O evento foi iniciado com uma oração.

 

Além de dezenas de moradores locais a caminhada da paz em defesa da água nos rios teve o apoio do Prefeito do Município de Jacaraú, Elias Costa; do vice-prefeito Márcio Aurélio, e do Presidente da Câmara, Vereador Sérgio Carvalho.

 

Elias chama a atenção da Prefeita Elissandra e Prefeita Eunice

 

O Prefeito Elias Costa ao usar a palavra disse que está na luta e que pode contar com ele. O chefe do executivo de Jacaraú aproveitou o ensejo e chamou a atenção das Prefeitas Elissandra Brito (Itapororoca) e Eunice Pessoa (Mamanguape) para ‘abraçar a luta, que é a luta do povo’.

 

Conforme Elias, para “ser governo e não defender as causas das pessoas que mais precisam, não tem sentido ser governo”.

 

Os rios Curralinho e Itapecirica ficam na Bacia hidrográfica do Rio Curralinho e que desaguam no Rio Mamanguape, esse último, o principal Rio da Região do Vale do Mamanguape.

 

A reportagem do valenoticiapb esteve presente na pessoa de Benes Lindolfo.

 

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo

 

 



Publicidades