Estrela da Paraíba, na modalidade Badminton é de Mamanguape e estará nas Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo
Em 2019, ela se tornou vice-campeã brasileira e a revelação do esporte na Paraíba, chegando a receber das mãos do governador o troféu de revelação, dos melhores do ano no esporte
As Paraolimpíadas Escolares 2021 serão realizadas de 22 a 27 de novembro, no Estado de São Paulo e terá a participação da estrela da modalidade Badminton, da Paraíba, Vitória Régia, na competição nacional.
A menina tem 16 anos e é natural de Mamanguape. É aluna do 9º Ano da Escola Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, localizada no Bairro do Areal.
Segundo a sua mãe Andrea, Vitória Régia foi à única representante da Paraíba na modalidade Badminton, no ano de 2019. Ela é a única atleta do Vale do Mamanguape a ter uma bolsa atleta do Governo Federal.
Em contato com a reportagem do site www.valenoticiapb.com.br a guerreira Andrea, mãe de Vitória Régia fez questão de dizer que não muita questão por questão de status. “Tenho muito orgulho de minha filha, faço tudo isso pra que outros jovens tenham a mesma oportunidade e se interessem pelo esporte”, disse Andrea.
Ela aproveitou o momento e apelou para que as autoridades criem projetos que venham a ajudar os jovens que tenham deficiência.
Andrea ainda disse que a treinadora de sua filha Vitória é a professora de Educação Física, Maria Gércica.
Conforme Andrea, a professora desenvolve um trabalho pela Sejel (Secretaria de Esporte e Lazer do Estado da Paraíba), no projeto “Paraíba Paraolímpica”, que se resume em procurar alunos portadores de deficiências e incluí-los no esporte de modo geral, com a finalidade de resgatar a autoestima e mudar o modo de vida desses alunos que já nascem vencedores na vida.
Andrea também disse que a Prefeitura de Mamanguape, gestão da Prefeita Eunice Pessoa tem ajudado com o uniforme da garota. Já as passagens hospedagens são por conta da Sejel.
Para encerrar Andrea disse que gostaria que existissem mais projetos voltados aos jovens com deficiência. “É muito importante à inclusão deles no esporte. Mais ainda falta muito apoio e visão por parte dos poderes públicos. Até lá ficamos na torcida”, pontuou Andrea.
Badminton
Esporte semelhante ao tênis, o badminton é praticado por dois ou quatro jogadores com raquetes e uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Após três dias de disputas da modalidade nos Jogos Escolares, o Rio de Janeiro foi o grande destaque e garantiu o título por equipe, tanto no masculino, como no feminino.
Como funciona o Badminton paralímpico?
O jogo é disputado em melhor de 3 games de 21 pontos, vence quem ganhar 2 games. Para se fazer o ponto é necessário que a peteca toque o chão da quadra do adversário ou que ele cometa um erro, como jogar a peteca para fora da quadra.
Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. … O “poona” passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.
Qual país mais se destaca atualmente no badminton?
– O badminton é uma modalidade das Olimpíadas desde 1992. – Atualmente, a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial. O pais foi o que mais ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Outros países muito fortes neste esporte são: Indonésia, Japão, Espanha e Coreia do Sul.
Quem foi o precursor do badminton?
Um dos precursores do esporte Badminton no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, foi o suboficial reformado da Marinha, José Inácio dos Santos
Imagem acima. Vitória Régia, em evento ao lado do governador da Paraíba
Imagem acima. A estrela Vitória Régia, ao lao de sua treinadora, professora de educação Física, Maria Gércica
Imagem acima. Em 2019, Vitória Régia foi contemplada com o prêmio “Melhores do Esporte Paraibano”. Ela está ao lado do então Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mamanguape, Aguinaldo Lemos
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo