Curralinho e Itapecirica, em Mamanguape (PB) estão sem água e culpam a construção de 8 barragens nos leitos dos rios
Representantes das Comunidades Rurais de Curralinho e Itapecirica, do Município de Mamanguape (PB), estiveram ontem à noite na galeria da Câmara Municipal, “Casa de Senador Rui Carneiro”, com cartazes, como forma de alertar as autoridades para a falta de água nos dois principais rios perenes daquela região.
Conforme Eliete Celestino Silva Azevedo, Presidente da Associação Rural e Comunitária de Itapecirica, os rios estão sem água, por conta do desvio da água. “São 8 grandes barragens feitas no leito do rio”, assegurou Eliete.
Eliete ainda lembrou com muita tristeza que a comunidade de Curralinho também vem penando com a falta d’água.
“Até um projeto da Funasa – Salta Z – está prejudicado em Curralinho. Como o Rio está seco o projeto não vem tratando a água para o consumo humano”, disse Eliete.
Legislativo
Os vereadores presentes à sessão ordinária na noite de ontem (11) se mostraram indignados com algumas atitudes e asseguraram que irão procurar os meios legais para resolver a situação e que a água volte a descer nos Rios Itapecirica e Curralinho.
Os parlamentares disseram que vão procurar o Ministério Público da Comarca de Mamanguape e a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba).
A AESA é um órgão gestor dos recursos hídricos paraibanos, criada pela Lei n° 7.779, de 07/07/2005, sob a forma jurídica de uma Autarquia, vinculada à Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – SERHMACT.
Imagem acima. Leito do Rio Itapecirica, em Mamanguape (PB)
Imagem acima. Cachoeira de Curralinho, em Mamanguape (PB)
Image acima. Água que está sendo utilizada para o consumo humano
Imagem acima. Projeto da Funasa sem funcionar por falta de água no Rio Curralinho, em Mamanguape (PB)
Imagem acima. A água do Rio era tratada pelo Salta Z, em Curralinho, Mamanguape (PB)
Todas as imagens acima foram enviadas a redação do site www.valenoticiapb.com.br, por Eliete Celestino, Presidente da Associação Rural e Comunitária de Itapecirica, em Mamanguape (PB).
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo